Quatis realiza busca de moradores que não se vacinaram contra febre amarela

Com o crescente número de casos e vítimas fatais da febre amarela no estado do Rio de Janeiro (leia ao final da matéria), o município de Quatis, em uma iniciativa da Secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira, dia 29, a busca pelos pacientes que ainda não procuraram nenhuma unidade médica para receber a dose da vacina contra a febre amarela. O levantamento nas residências será feita pelos 28 agentes comunitários dos cinco módulos do Programa Saúde da Família no Município.

Os agentes comunitários visitarão os moradores nos bairros de abrangência das unidades do Programa Saúde da Família aos quais eles estão vinculados. Em Quatis, existem mais de 20 comunidades atendidas pelos cinco módulos da Saúde da Família, que se localizam nos bairros Nossa Senhora do Rosário (dois módulos, situados no mesmo prédio), Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. As cinco unidades acompanham mais de três mil famílias com assistência médica regular, nas próprias residências dos pacientes.

Durante a busca ativa, os moradores serão convidados a responder um formulário informando se já foram vacinados, e porque ainda não receberam a dose do medicamento (no caso dos pacientes ainda não imunizados). As pessoas ainda não imunizadas serão chamadas inicialmente a se dirigir à unidade de saúde mais próxima, e aquelas que insistirem em não tomar a vacina, deverão assinar um documento, reconhecendo a decisão de não receber o medicamento. O levantamento acontece por tempo indeterminado.

Além do levantamento, Quatis já vem realizando a vacinação permanente nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, e através de unidades volantes nas comunidades mais distantes, além da extensão em alguns períodos do horário de funcionamento de algumas unidades médicas visando atender os moradores que não têm condições de ir aos postos durante o dia.

Nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, por exemplo, o posto do bairro Jardim Pollastri funcionou até às 19h30m. Normalmente, o expediente das unidades do Programa Saúde da Família começa às oito da manhã e vai até às 17 horas. E no sábado, dia 27, um total de 152 pessoas foi imunizado em três unidades de saúde durante o Dia D de vacinação contra a febre amarela em Quatis.

NÚMERO DE MORTES CHEGA A 11 NO ESTADO
Segundo o Informe Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, publicado às 18 horas desta terça-feira, dia 30, o número de casos confirmados de febre amarela neste ano chegou a 32, sendo que o número de mortes confirmadas chegam a 11, sendo a mais recente ocorrida no município de Paraíba do Sul. A vítima foi um médico de 62 anos, que começou a apresentar os sintomas em seu sítio no distrito de Sebollas, em Paraíba do Sul, no último dia 8.

O homem morava no Rio de Janeiro e estava internado no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, desde o dia 10. Três dias depois, foi transferido para um hospital na capital fluminense, onde morreu dia 14. Os exames realizados no material enviado pela unidade hospitalar de Três Rios para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) confirmaram o diagnóstico de febre amarela. Além desse caso, outras quatro mortes foram registradas em Valença (14 casos da doença), duas em Teresópolis (quatro casos), uma em Cantagalo (dois casos), uma em Miguel Pereira (um caso), uma em Nova Friburgo (um caso) e outra em Rio das Flores (um caso).

Além desses municípios, outros casos foram registrados em Sumidouro (três), Duas Barras (dois), Carmo, Petrópolis e Vassouras (um, para cada município). Niterói segue sendo o único município do estado com caso confirmado de febre amarela em macacos, confirmado no dia 17.

Para outras informações sobre a doença acesse o site www.febreamarelarj.com.br.

Fotos: Divulgação/PMQ

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMQ e SES) e G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.