Telhado de Estação de Engenheiro Passos desaba

Atualizado dia 29, às 15h25

Por volta das 16 horas deste domingo, dia 28, uma combinação entre atos de vandalismo, e ação do sol e da chuva provocaram o desabamento de metade da estrutura do telhado que cobria a Antiga Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Passos, em Resende. O presidente da Confabint, Paulo Ricardo Motta, que é morador do distrito, testemunhou de perto o desabamento da estrutura, registrando em fotos e postando nas redes sociais.

– Até quando vão deixar esta Antiga Estação Ferroviária que foi palco de novela nas antigas, se acabar e colocar vidas em risco? Cadê o Poder Público que não vê isso? Será que vão esperar um andarilho Morrer soterrado aos escombros? Engenheiro Passos vai continuar assim? – desabafou o morador com outro post, horas antes do desabamento do telhado.

Após o desabamento, Paulo voltou a postar nas redes sociais, dessa vez com as fotos do imóvel já sem metade da sua cobertura, com mais um desabafo. “(…) Cai a segunda parte do telhado da Antiga Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, sua verdadeira Marca e Identidade indo embora ao meio dos escombros. Cai no meio de pedestres e crianças ao redor. A Defesa Civil foi acionada mas até o momento não se manifestou. Em fim ta aí…”.

A equipe do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com Paulo, que confirmou as informações publicadas em seus posts nas redes sociais. “De sexta para sábado (dias 26 e 27), uma parte do telhado começou a desabar, ficou meio que um “cai-não-cai” e as madeiras começaram a rachar. Ligamos para a Defesa Civil e para o Corpo de Bombeiros, pois tinham pessoas tirando fotos na área de risco, crianças brincando ao redor, sem terem a menor noção do perigo que estão passando

Ele conta que chegou a ligar para os dois órgãos na manhã deste domingo. Os bombeiros solicitaram que Paulo ligasse para a Defesa Civil, que teria respondido ao morador e comunicado que enviaria uma equipe no local para observar o que estaria acontecendo, mas de acordo com ele, até o momento ninguém havia aparecido, mesmo após o desabamento ocorrido horas mais tarde.

Segundo ele, no local costumam morar andarilhos que costumam ser assistidos pelo poder público no distrito, mas que felizmente ninguém havia se machucado. “Ali virou lugar de hospedagem para moradores de rua, então você imagina se essa estrutura caísse à noite com gente dormindo ali dentro? Aí seria complicado. Inclusive, cheguei a conversar antes com alguns vereadores, que disseram que não podiam fazer nada”, acrescenta, Paulo, citando que a estrutura estaria bastante comprometida pela ação do sol e da chuva, fora os atos de vandalismo.

A equipe do jornal BEIRA-RIO também entrou em contato com o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Alves. Segundo o diretor, a equipe do órgão, ao lado do representante da Curadoria do município (responsável pelos patrimônios históricos de Resende), e da presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, estão no local da tarde desta segunda-feira, dia 29, reunidos para definir os procedimentos necessários na remoção dos restos do telhado, já que o imóvel é tombado.

Fotos: Paulo Motta/Reprodução Facebook

Você pode gostar

2 thoughts on “Telhado de Estação de Engenheiro Passos desaba

  1. – Ruinas-
    Somavilla
    Quando penetro nessas entranhas emudecidas,
    essas ruínas em desespero que ainda sentem dor
    afogadas no esquecimento, o que vejo confrangido
    são casas senhoriais que desabam; igrejas fechadas,
    inchadas, purgando abandono; fazendas que não mugem
    nem florescem, esqueletos de fortalezas ancestrais
    consumidas pelos sais da mais sulfúrea indiferença…
    Ah! Punge ver emblemas dos tempos de altanaria
    desnudados ao sol dos trópicos autofágicos.
    Tenho premonições quanto ao futuro da raça,
    sinto vazio aterrador remoendo culpas, juntando
    sonhos desossados, sufocados, sagas olvidadas
    e tanta grandeza perdida entre os entulhos.

  2. Quero aqui disser do meu penar em relação da matéria da estação de trem de Engenheiro Passos nos brasileiros no geral não aprendemos ainda que não a futuro bom em abandono ao passado.Quantas boas estórias estão perdidas nesta estação que por culpa dos homens parou no tempo e vai se desfazendo no ar dia a dia.Meu avô foi maquinista de lotorina e me entristecer esse abandono

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.