Postos abertos neste sábado para vacinação contra Febre Amarela

Neste sábado, dia 27, será realizado em todo o estado do Rio de Janeiro o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela. A campanha promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ em todos os 92 municípios fluminenses reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Em Resende, que esta semana anunciou mudança no horário de atendimento dos postos, estará com 34 postos de saúde abertos nas zonas urbana e rural durante o dia D de Vacinação. Todos funcionarão das 8 às 17h, sem intervalo para almoço.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, o esquema de vacinação no Dia D envolverá cerca de 200 profissionais de saúde, além de voluntários. Eles atuarão nos 28 Postos de Saúde da Família instalados na cidade, e também nas Unidades Básicas da Cidade Alegria, do Manejo e do Jardim Primavera. Outra novidade é que também haverá vacinação disponível no Centro Municipal de Imunização (antigo Posto de Saúde do Estado, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela), na UPA e na Santa Casa. A dose utilizada será não é fracionada, ou seja, protege para toda a vida.

Em Porto Real, a Secretaria de Saúde promove a vacinação também das 8 às 17h nas seguintes unidades de saúde: USF Bulhões, USF Centro, USF Jardim das Acácias, USF Freitas Soares, Policlínico Fátima e Central de Vacinas. Segundo informações da Coordenadoria de Imunização, 3200 pessoas já se vacinaram desde o último dia 10. Esse número corresponde a cerca de 52% do estimado pela Secretaria de Saúde.

E em Itatiaia, no mesmo horário, oito unidades de saúde estarão recebendo os moradores que ainda não foram vacinados.

AGORA SÃO 26 CASOS DE FEBRE AMARELA
O último Informe Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgado nesta sexta-feira, dia 26, aponta o aumento de casos de Febre Amarela no estado. Agora são 26 os atingidos pela doença, já que Sumidouro, na Região Serrana, registrou outro caso. Não foram registradas mortes nesta sexta-feira. Confira:

– 4 casos – Teresópolis, sendo duas mortes
– 13 casos – Valença, sendo quatro mortes
– 1 caso – Nova Friburgo, sendo uma morte
– 1 caso – Petrópolis
– 1 caso – Miguel Pereira, sendo uma morte
– 2 casos – Duas Barras
– 1 caso – Rio das Flores
– 1 caso – Vassouras
– 2 casos – Sumidouro

Também no momento, apenas Niterói confirmou um caso da doença em macacos. A secretaria ressalta que os macacos, mesmo contaminados, não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos encontrados em áreas de reserva ou rurais.

Portanto, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo ou com movimentos lentos), não mexa com o animal, nem provoque a morte deste. Comunique o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

Para outras informações sobre o Dia D ou para tirar alguma dúvida, é só acessar o site da campanha.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.