Seminário sobre alfabetização acontece nesta sexta em Itatiaia

Na próxima sexta-feira, dia 8, acontece em Itatiaia o Seminário final do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com o tema “Compartilhando Práticas e Saberes”, o encontro terá relatos de experiência e amostra pedagógica do trabalho desenvolvido pelos alfabetizadores dentro das unidades escolares.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios com o propósito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em cada município são formados grupos de estudos com o objetivo de debater e receber formação continuada nas práticas docentes.

Em Itatiaia, o PNAIC começou a ser implantado no ano de 2013. Desde então, cerca de 70 profissionais da educação participam dos grupos de estudos na cidade que tem como orientadoras locais Ana Carolina Ulhoa e Valessa Silva de Oliveira, de acordo com a Coordenadora do PNAIC no município, Renata Alves Barbosa. Segundo ela, os encontros entre os grupos “são momentos importantes de estudo, troca de experiências, produção de material didático e reflexão coletiva sobre o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização”.

Para ela, o trabalho deste ano foi muito produtivo e o grande diferencial foi ter a formação dentro do horário de trabalho, o que poucas cidades conseguem. A previsão da diretora é que o trabalho comece em 2018 com a Educação Infantil. O evento acontece a partir das 13h, na Câmara Municipal, na Avenida dos Expedicionários, nº 205, no Centro.

Foto: Klauss Kanzler/AECOMPMI

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.