Defesa Civil Nacional alerta para chuva forte no estado do Rio

Foi dado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil um alerta de chuva forte até às 14 horas desta segunda-feira, dia 20, para todo o estado do Rio de Janeiro. O alerta vale desde às 19 horas deste domingo, dia 19, quando a chuva começou a atingir a região do Médio Paraíba. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta prevê que a chuva forte, nível laranja, afetará mais a Baixada Fluminense e a região serrana, mas é válido para as demais regiões do estado, incluindo Resende. Ainda havia no domingo a possibilidade de subir o alerta para nível vermelho. São três níveis de avisos meteorológicos: amarelo, laranja e vermelho, que indicam o grau de confiança e também de severidade dos impactos do evento.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad-MI) já informou as Defesas Civis municipais e do estado do Rio de Janeiro sobre o alerta. Diante do cenário, a secretaria recomenda que a população tome conhecimento do Plano de Contingência local, das rotas de fuga e fique atenta aos sinais de alarme para a possibilidade de necessidade de abandono das residências, principalmente nas áreas consideradas de risco. Também é importante também ficar atento a possíveis alterações nas encostas e desligar aparelhos elétricos e quadros de energia.

O informe do Inmet pode ser conferido aqui.

Fotos: Arquivo

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.