Aman realiza Manobra Escolar em Porto Real

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza a partir deste sábado, dia 11, até terça-feira, dia 14, a Manobra Escolar, um exercício militar simulado de combate promovido pela academia, que consiste em diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano. Durante esse período, os militares estarão envolvidos em atividades de simulação de guerra, como o combate por terra, deslocamentos de tropa e até tiros de festim.

O Ginásio Poliesportivo Tande, situado no Centro, servirá de alojamento dos militares nesse período. Além disso, como parte dos trabalhos, na segunda-feira, dia 13, os militares da Aman prestarão serviços médicos e odontológicos de apoio à Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17h, nos postos de referência do município. No Policlínico do Fátima estarão médicos pediatra e endocrinologista; a Casa da Mulher terão ginecologistas; no Ambulatório de Psicologia do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), neurologistas estarão atendendo e no Centro de Diagnósticos e Tratamento, cardiologista, ortopedista, otorrino, dermatologista, nefrologista e clínico geral. Segundo informações da Secretaria de Saúde, os dentistas atenderão nas USFs dos bairros São José e Centro e ainda no Policlínico do bairro de Fátima.

A ação – que conta com a participação dos alunos da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Sargentos das Armas, da Escola de Sargentos de Logística e da Escola de Saúde do Exército – reúne cerca de 350 militares entre coronéis, cabos, majores e administração e veículos de combate como viaturas, caminhões do Exército, carros civis e ambulâncias que disponibilizarão médicos e enfermeiros.

Durante a Manobra Escolar também serão realizadas operações de controle de estradas, segurança de instalações e operações de busca e apreensão. Segundo a Aman, todas as precauções foram tomadas para que o impacto na vida do cidadão comum seja o menor possível. E ainda de acordo com a assessoria da acedemia, o exercício na cidade irá garantir a lei da ordem, um vez que ela está prevista na Constituição, que determina que quando forças de segurança solicitam suporte, os militares devem entrar em atuação.

MILITARES EM QUATIS
Em Quatis, a Manobra Escolar já está acontecendo desde esta quinta-feira, dia 9. Mais de 500 cadetes e militares da Aman já se encontram no município. Os exercícios serão feitos até a próxima segunda-feira, dia 13, na área urbana, e até o fim do mês na área rural, mais precisamente na região da estrada de acesso à localidade de Amparo. Lá, cerca de 27 profissionais de saúde do Exército, entre médicos, dentistas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, atenderão os moradores.

O atendimento com médicos e dentistas pelos profissionais do Exército será realizado no sábado, na Clínica da Família, e domingo, no posto de saúde de Falcão, ambos de 8 às 12h, e de 13 às 16 horas. A equipe da Aman será formada por 12 médicos, cinco dentistas, seis técnicos de enfermagem e dois farmacêuticos. No caso das consultas com médicos especialistas, serão atendidos os pacientes que já foram agendados durante as visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Já com relação ao atendimento feito por clínico geral, pediatra e dentista, as consultas serão livres, ou seja, os pacientes não precisam estar com o atendimento marcado.

Foto: Dorinha Lopes

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMPR e PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.