Resende abre pré-matrícula nas creches

Começou esta semana em Resende o período de pré-matrícula nas creches municipais. A Secretaria de Educação, ainda que dê a opção de matrícula para qualquer unidade, orienta pais e responsáveis a inscrever seus filhos preferencialmente na creche ou Centros Municipais de Educação Infantil mais próximos à região onde mora, com base na Resolução de Matrícula. As vagas serão disponibilizadas por região.

Durante a inscrição, os responsáveis deverão apresentar as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; carteira de identidade da criança e do responsável; CPF da criança e do responsável; cartão de vacina; cartão do SUS; comprovante de residência no nome do responsável; carteira de trabalho ou outro documento que comprove a atividade profissionais da mãe da criança, se for o caso; e laudo médico, com CID, comprovando a deficiência da criança (lei 13.146/15 e deliberação CEDUR 02/2017), se for o caso.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria, os pais ou responsáveis legais têm até o próximo dia 24 de novembro para fazerem a pré-matrícula de seus filhos com idade entre quatro meses e três anos. A pré-matrícula destina-se às vagas que forem abertas para o ano letivo de 2018.

As pré-matrículas poderão ser feitas nas 14 creches do município: Jardim Primavera, E.M. Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), São Vicente de Paula (Cidade Alegria), Sandra Maria Ferreira Cotrim (Baixada da Olaria), Luz do Sol (Liberdade), Casa da Amizade (Centro), Bairro Vicentina, Novo Surubi, Bairro Lavapés, Morro do Cruzeiro, Pedacinho do Céu (Paraíso), Favo de Mel (Cabral), Parque Embaixador e Rubens Lamin (Engenheiro Passos), além de três Centros: o Dona Lili (Morada do Contorno), Parque das Águas (Jardim Jalisco) e Ângela Maria de Lima (Barra I).

No próximo dia 11, mais um Centro será inaugurado em Resende, o Centro Municipal de Educação Infantil da Morada da Barra, que receberá o nome de servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio. Portanto, a instituição terá um calendário de pré-matrícula diferenciado, que será divulgado brevemente. O Centro começa a funcionar em 2018.

DEMAIS FASES ESCOLARES
A Secretaria de Educação também está com a pré-matrícula aberta para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além do EJA. O prazo para pré-matricular as crianças com idade entre 4 e 5 anos também segue até o dia 24 de novembro em toda a rede de ensino. Já para os alunos das demais fases escolares, a pré-matrícula e a renovação de matrícula poderão ser feitas de 6 e 15 de dezembro.

Os responsáveis deverão levar cópia da certidão de nascimento ou de casamento; declaração de escolaridade, transferência original ou histórico escolar (prazo de 30 dias); cópia da carteira de identidade do candidato e do seu responsável legal; cópia do CPF do candidato e do seu responsável legal; cópia da carteira de trabalho; cópia do cartão de vacina (em caso de candidato da Educação Infantil); comprovante de residência do candidato maior de 18 anos e do seu responsável legal; e declaração da necessidade de atendimento educacional especializado, se for o caso.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de matrículas nas creches e pré-escolas de Resende cresceu em 2015, após sofrer uma pequena queda no censo de 2013, com 3.029 crianças matriculadas contra 2.863. Já nos Ensinos Fundamental e Médio esse número vem caindo. No Fundamental, são 17.062 matrículas em 2015 contra 17359 em 2013, e no Médio, 4698 contra 4509.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.