Inscrições para pré-matrícula em Quatis vão até o dia 31 de outubro

Aberto no dia 18 de setembro, o prazo para a pré-matrícula visando o preenchimento das vagas nas creches e nas escolas municipais para o ano letivo de 2018 vai até o dia 31 de outubro, mas a Secretaria Municipal de Educação fez um apelo na manhã desta segunda-feira aos pais ou responsáveis. O chamado foi no sentido de que eles procurem as unidades de ensino o mais breve possível.

O chamado da Secretaria Municipal de Educação é proveniente de situações ocorridas em anos anteriores, nos quais muitos pais deixaram para buscar a vaga dos seus filhos no início do próprio ano letivo, não realizando a pré-matrícula no período pré-determinado.

A titular da Secretaria de Educação do Município, professora Alessandra Almeida, destaca a importância da realização da pré-matrícula, “pois através deste procedimento a prefeitura toma conhecimento oficialmente da demanda existente visando planejar o preenchimento das turmas em todas as unidades de ensino, no ano seguinte”. A pré-matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 8 às 16 horas (maternal, educação infantil e ensino fundamental), e de 18 às 20 horas (Educação para Jovens e Adultos).

– Além dos meios de divulgação institucional e dos veículos de comunicação, entre eles emissoras de rádio e jornais impressos, a prefeitura afixou faixas em pontos de grande movimentação de moradores na cidade, nas escolas e nas creches municipais, com todas as informações a respeito da pré-matrícula. Agora, estamos salientando a importância de os pais ou responsáveis procurarem as unidades de ensino o mais breve possível, não deixando de adotar este procedimento na reta final da data limite, ou seja, 31 de outubro. O nosso objetivo é evitar situações ocorridas em anos passados, quando houve procura por vaga no mês de início das aulas – disse Alessandra.

Em Quatis, a rede municipal de ensino é formada por nove escolas e duas creches. As creches se localizam nos bairros Santa Bárbara (professora Adriana Maria de Souza da Cruz) e Jardim Pollastri (professora Conceição Aparecida Vieira Pena). Já as escolas municipais são Benta Pereira (Joaquim Leite), Carlos Campos de Faria (Falcão), Quilombo de Santana, Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Henry Nestlé (São Benedito), Maria Helena Rafael D`Elias, Pessoa de Barros, Julieta Sampaio (as três situadas no Centro de Quatis), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Victória Maria Prazeres e Valeriano (Jardim Pollastri).

A pré-matrícula deve ser feita para três fases do ensino disponibilizado pela rede municipal de ensino. São elas: creche (crianças nascidas entre 01 de abril de 2015 a 06 de outubro de 2017); educação infantil (crianças com até três anos de idade completados até o dia 31 de março de 2018); e Educação para Jovens e Adultos (15 anos completados também até o dia 31 de março de 2013). Posteriormente, de 01 a 21 de novembro de 2017 será feita a renovação da matrícula dos estudantes já matriculados nas escolas do ensino fundamental.

Já a confirmação das matrículas acontecerá no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, sendo que antes, no dia 04 de dezembro de 2017, haverá a classificação dos alunos por cada escola. Todas as matrículas serão confirmadas oficialmente no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro do próximo ano.

No caso da pré-matrícula, os documentos necessários são originais da certidão de nascimento e comprovante de residência (alunos novos); originais da certidão de nascimento e do comprovante de residência (alunos já matriculados, mas que passarão para outras unidades porque as escolas na qual estudam não dispõem das séries seguintes para os quais eles foram aprovados); originais da carteira de identidade, comprovante de residência e declaração do ano de escolaridade sobre o ano cursado pelo aluno (alunos que pretendem mudar de escola).

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.