Resende está em luto: morre ex-prefeito Noel de Oliveira!

O sepultamento do corpo do ex-prefeito de Resende, Noel de Oliveira, 88, que morreu na madrugada de sexta-feira, dia 15, será no cemitério municipal Alto dos Passos, e está previsto para acontecer sábado às 9h. O corpo está sendo velado no ginásio do Colégio Santa Angela, em frente ao Parque Zumbi, no Centro e às 17h30 será celebrada uma missa em intenção ao ex-prefeito.

Noel de Oliveira estava internado desde o dia 4 quando caiu e fraturou o fêmur. Depois de atendido no Hospital de Emergência foi transferido para o Hospital Samer. Na ocasião, uma das filhas de Oliveira, Claudia Oliveira, fez pedido por orações ao pai nas redes sociais: “Meu pai caiu em casa fraturou o fêmur na altura da bacia, na segunda-feira, e está no Samer em estado muito grave. Com a dor muito forte ele ficou inconsciente e entrou em choque devido a idade e a todos os procedimentos anteriores que ele já passou. O socorro foi feito no HE e lá foi diagnosticado e medicado, fomos muito bem atendidos e saímos de lá com a certeza que tudo iria se resolver com a cirurgia o mais rápido possível. Porém, não foi do jeito que imaginávamos. Peço a todos que orem por ele e por todos nós”.

Foto recente de Noel de Oliveira com parte da família

Noel de Oliveira estava viúvo desde janeiro deste ano, quando sua mulher, Ruth Jesus de Oliveira, morreu vítima de câncer de mama. E deixa quatro filhos e seis netos. Oliveira que atualmente estava filiado ao PDT foi prefeito de Resende entre 1983 e 1988, vereador, deputado estadual e deputado federal em 1995. Foi duas vezes vice-prefeito de José Rechuan Junior e se candidatou a vereador em 2016, mas desistiu da candidatura durante o processo eleitoral.

 

Oliveira deixa a vida em meio aos muitos questionamentos de competência e honestidade nos governos, sejam municipais, estaduais e federal. O ex-prefeito foi responsável pela construção de boa parte das unidades de saúde no município e era tido como um dos políticos mais corretos que protagonizaram a política de Resende. Sua simplicidade também marcou sua vida na política e como resendense nascido numa família de comerciantes, onde ficou conhecido como “Noelzinho”.

O governo municipal declarou luto oficial de três dias em Resende. O prefeito Diogo Balieiro Diniz também determinou que o expediente se encerre às 16h30 na sexta-feira, dia 15, para que os servidores possam comparecer ao velório.

ATUALIZAÇÃO às 12h:

O velório do ex-prefeito começou às 10h30, no Ginásio do Colégio Santa Ângela, onde familiares, amigos e algumas autoridades se encontram presentes. O vereador Caio Sampaio (Rede) citou a importância que Noel tinha para a política em Resende.

— Pra mim, ele é um ícone da política resendense do qual me espelho desde o começo. Sempre foi um homem honesto, digno e que passou pela política por décadas sem nada que arranhasse sua conduta. A família perde, mas Resende ganha com seus ensinamentos.

O vice-presidente da Academia Resendense de História, Júlio Fidélis, relembra os legados que Noel deixou para o município. “O legado dele é um legado do prefeito que mais se aproximou da população, é uma questão importante para os dias de hoje, já que o político tem ficado distante da população. Era um conhecedor nato da cidade, também deixou um legado em termos administrativos. Do ponto de vista econômico a gestão dele deixou Resende na época de sua administração entre as cidades de maior superávit, isso em um tempo de crise econômica e hiperinflação (nos anos de 1980). Ele conhecia cada funcionário pelo nome. Como deputado estadual e federal, também fez muito por Resende”, acrescenta.

A editora do jornal BEIRA-RIO, Ana Lucia comentou nas redes sociais a morte de Noel de Oliveira: “Tive a oportunidade de fazer algumas entrevistas com o ex-prefeito e não tenho dúvida em afirmar que sua simplicidade e espontaneidade marcaram sua trajetória. Não temos, há muito tempo, esse tipo de ser humano, que por acaso, escolheu a política para contribuir com a cidade de Resende. E contribuiu! A família de Noel de Oliveira tem que se orgulhar da retidão e posicionamentos que sempre mostraram a coerência política que tanto faltam aos homens e mulheres de hoje. Meus sentimentos à família pela ausência física, mas meus parabéns pela fonte de cidadania e compromisso público que tiveram oportunidade de ter tão próxima de vocês”.

Fotos: redes sociais

Você pode gostar

2 thoughts on “Resende está em luto: morre ex-prefeito Noel de Oliveira!

  1. Um homem que serve de exemplo não só para Resende, mas para todo o BRASIL, como político honesto, pessoa simples de bom coração.

    Sempre admirei e sempre estará na minha lembrança.

    Hoje se encontra nos braços do nosso criador DEUS !

    Carlos Lacerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.