Parque Zumbi continua sendo alvo de reclamações em Resende

Já tem algum tempo que o Parque Zumbi, localizado no bairro Lavapés, em Resende, vem recebendo queixas de moradores e arredores sobre as más condições em que se encontra o local de esporte e lazer da comunidade.

Além da sujeira para toda parte e má conservação, a principal reclamação que está a assolar os frequentadores da área refere-se ao alambrado que cerca o campo de futebol, que em vários pontos se apresenta destruído, fora a grama repleta de falhas, fazendo os praticantes da modalidade esportiva no parque correrem praticamente num terreno de terra batida que, conforme relatos, vira um lamaçal em períodos de chuva e estiagem.

Essa situação ainda é mais alarmante se pensar nos perigos de se machucar, devido a conservação precária e chão quase sem grama, não apenas em questão de adultos que fazem presença no parque, mas também principalmente em ralação as crianças que ali encontram um refugio para suas brincadeiras.

Valdir da Silva, morador, menciona esse perigo quando diz sobre as inúmeras vezes que viu a bola de uma partida amistosa de futebol ir para na rua. “Aqui se encontra uma avenida de bastante movimento. Um motorista pode muito bem perder o controle da direção ao tentar se desviar da bola ou mesmo uma criança pode ser atropelada ao buscá-la na rua”, comenta ele. Segundo Valdir, o campo é frequentado por muitas pessoas, principalmente aos finais de semana.

Outro problema já apontado aqui no BEIRA-RIO é a queixa de moradores pela falta de segurança, além da já dito risco de acidentes, em questão de assaltos constantes, pois os meliantes aproveitam para a prática de assaltos e o uso de drogas sem limites na região, que preocupa os que vivem no bairro.

Os moradores agora pedem pela melhoria do campo de futebol, com a colocação de grama e recuperação do alambrado. Ainda, outra exigência é a revitalização do local, com a colocação de uma academia ao ar livre, brinquedos novos e uma pista para caminhada.

Júlia Machado, frequentadora do parque, revela que a área é o único espaço ao ar livre disponível nas redondezas. Além disso, sua revitalização tem por intuito não apenas melhorar o parque em si e dar mais conforto e segurança a quem o usa, mas também valorizaria o bairro e daria mais opção de lazer às famílias. “Todo governo que entra anuncia um projeto novo de revitalização do parque, mas até agora nunca saiu um do papel. Aqui tem um espaço enorme que pode ser aproveitado, transformando o Zumbi num belo parque, assim como o Parque das Águas”, diz a moradora, se referindo ao parque existente no bairro Jardim Jalisco, muito utilizado para a prática de exercícios físicos.

Em nota, a Prefeitura de Resende informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que, embora o projeto do Parque Zumbi não tenha sido concluído pelas administrações anteriores, já que a legislação ambiental não permite construção às margens do rio, a gestão atual fará o possível para a manutenção da referida área em respeito aos frequentadores do espaço.

Ainda, informou que a realização do serviço de revitalização e manutenção de equipamentos obedecerá ao cronograma de trabalho para parques públicos.

A ação já vem sendo desenvolvida na cidade há alguns meses, já beneficiando alguns locais como: A Praça José Bonifácio, em Campos Elíseos; Praça do Balanço, no Paraíso; Praça da Igreja Santa Rita de Cássia, na Barra II; e Praça da Morada da Colina I; além do Parque das Águas e Tobogã.

Fonte e Foto: Arquivo BEIRA-RIO/A Voz da Cidade

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.