Bipuim comemora 21 anos de projetos

Enquanto a população de Resende sofre desde o mês de março com a falta de seu principal espaço público de leitura, a Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, a vizinha Itatiaia comemora esta semana os 21 anos de atividades da Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (Bipuim). O espaço abriu as suas portas para a população em 28 de agosto de 1996 e desde então vem reunindo centenas de visitantes e sócios leitores. Para celebrar a data, o público poderá conferir até a próxima sexta-feira, dia 1º, uma mostra de álbuns que contam a sua história e expõe ainda fotos da “Hora do Conto” e do “Era Uma Vez”, projetos de contação de histórias com o objetivo de promover a leitura.

Quem visitar a Bipuim poderá ainda conhecer um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos no espaço como o Leitura Compartilhada, Dramatização, Leitura de Poesias, Teatro de Rolo, Apresentação de Fantoches, entre outros. “A Bipuim conta com projetos muito interessantes e que é importante que o público conheça.Todos eles foram desenvolvidos ao longo desses anos e tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e ajudar a ampliar o conhecimento dos leitores”, disse a diretora da Biblioteca Municipal, Helenice Evangelista (foto).

Ao citar os projetos já realizados pela Bipuim, a diretora lembrou da Feira de Livros e Artes de Itatiaia (Flai), realizada em parceria com as escolas, em que os alunos produziam livros com a orientação de seus professores. “Temos um acervo muito grande e dentre eles, os livros escritos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino durante a Feira de Livros e Artes realizada em Itatiaia. As pessoas que desejarem consultar esses livros e as demais obras podem procurar a nossa Biblioteca durante o horário comercial”.

Atualmente a Biblioteca conta com um acervo de 25 mil livros de mais de 80 autores diferentes, além de revistas e gibis. O número de sócios leitores já soma 2,8 mil e as pessoas que quiserem se tornar um sócio leitor devem levar um comprovante de residência e cópia da identidade para fazer um cadastro. De acordo com a direção da Biblioteca os livros podem ficar com o leitor por uma semana e depois devem ser devolvidos.

Periodicamente a Biblioteca recebe a visita de alunos da Rede Municipal de Ensino. As escolas municipais que desejarem poderão fazer o agendamento para levar turmas para as atividades de contação de histórias e teatro de rolo. A Biblioteca fica na Rua São José, nº 132, no Centro. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3352-3025.

Fotos: Davi Marques/PMI

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.