Conab inicia fiscalização a estoques

O Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) começa nesta segunda, dia 3, a quinta etapa deste ano da fiscalização a estoques, com vista nos estados de Mato Grosso, Paraná e Tocantins, tendo fiscais da estatal realizando tal até dia 14 de julho, verificando mais de 20 armazéns tanto públicos quanto privados.

Segundo a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia, nas quatro primeiras etapas deste ano, foram inspecionados 272 armazéns, localizados em todas as unidades da federação. Nas vistorias, os técnicos da Conab fiscalizaram aproximadamente 1,6 milhão de toneladas de produtos e registraram perdas de 990 toneladas de café e milho, por conta da quebra de umidade e técnica, além de desvios de 2,49 mil toneladas de milho.

Nesta inspeção, a expectativa é vistoriar cerca de 492 mil toneladas de milho e trigo, com fiscais observando, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação dos alimentos, fora a quantidade de grãos estocados. No Paraná, os técnicos aproveitarão a oportunidade para fazerem o cadastramento de 18 novas unidades armazenadoras.

Em caso de perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia e, para desvios identificados, tal irregularidade será informada ao Ministério Público e à Polícia Federal, que trará a armazenadora a impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos, além de ter que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

A previsão é de, até novembro, a Conab ainda realizar mais quatro etapas da fiscalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Conab)

Foto: Mato Grosso Econômico/Fotos Públicas

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.