Internet já pesa mais que mídia tradicional na hora de escolher o candidato a presidente

Parece não haver mais dúvida pra ninguém que a Internet está acabando com o reinado da Imprensa escrita. Os grandes jornais há tempos vêm reduzindo suas redações, as edições mínguam a cada dia, as tiragens despencam. Os mesmo acontece com as revistas semanais.

Agora ficamos sabendo que por pesquisa realizada pelo Ibope, a Internet pela primeira vez supera a imprensa convencional, e aí não só a escrita, mas também, rádio e TV.

Segundo a pesquisa 56% dos eleitores afirmam que as mídias sócias terão influencia na escolha de seu candidato a Presidente. Para 36% dos ouvidos, as redes sociais terão influencia.

O blog Tijolaço, com Fernando Brito e o jornalão O Estado de São Paulo em artigo de José Roberto Toledo abordaram o assunto. A pesquisa quis saber também como outros tradicionais influenciadores da opinião pública se colocam neste novo cenário.

Pelos números do instituto, TV, rádio, revistas e jornais atingiram 35% de ‘muita influência’ e 21% de ‘pouca influência’. A diferença é que esses tradicionais meios de comunicação estão em queda enquanto que a concorrência virtual está em alta.

Só pra se ter uma idéia, no público que mais se mostra sensível às novas tecnologias, jovens eleitores entre 16 e 24 anos, as redes sociais alcançam 48% de ‘muita influência’ eleitoral. Contra 41% da mídia tradicional, que como já disse, está em queda.

Entre outros tradicionais influenciadores para a definição do candidato ideal, os amigos estão a frente de partidos políticos, religiosos e artistas. Os números são os seguintes:

A influência das conversas com amigos chega a 29% de ‘muita influência’ para a escolha de candidato a presidente. Os parentes perdem para os amigos, ficando no patamar de 27% (realmente santo de casa não faz milagre).

Os movimentos sociais já superam os partidos, o que era previsível, com 28% contra os partidos políticos que estão com 24%.

Os políticos influentes, aqueles que costumamos definir como grandes ‘cabos eleitorais’ também não estão bem das pernas obtendo 23% na pesquisa.

Mesmo assim ainda ganham de líderes religiosos que tem 21% e de artistas e celebridades, que juntos chegam a 16% apenas. A Internet está esbofeteando a mídia tradicional.

Isso, logicamente, vai provocar algum tipo de reação da classe dominante que não deve estar nada satisfeita com o declínio de importância de seus eternos aliados na tarefa de dominar, adestrar e distrair a atenção do povo.

Fiquemos de olhos na movimentação dos podres poderes, em tentar domar essa força, que aparentemente, com todos seus vícios e já, manipulações, ainda nos se apresenta como uma vigorosa ventania de autonomia e liberdade.

Na próxima coluna falo de outro fator de queda da mídia tradicional, que é o descrédito junto à opinião pública.

TRIPA

* A programação de Museus de Resende também está a todo vapor. Vamos lá: O Museu de Arte Moderna (MAM) e a Casa da Cultura promoveram nesse sábado, dia 17, uma aula passeio pelo Centro Histórico de Resende com o fotógrafo Chistian Meyn que auxiliou os participantes a captarem as melhores imagens do patrimônio histórico da cidade. Evento começou às 15 horas e reuniu quarenta interessados.

* No Centro Cultural Agulhas Negras acontece até 9 de julho a exposição POPMIS, com vários artistas expondo trabalhos de cunho pop. A curadoria da mostra coletiva é de Rafael Fioratto. A exposição pode ser visitada diariamente das 11 horas às 21 horas.

* No MAM continua a exposição “Dizer o Indizível”, um coletânea de fotografias de profissionais consagrados, sobre o Centro histórico de Resende. A exposição pode ser apreciada de terça a sexta-feira das 10 horas às 19 horas e no sábado das 14 horas às 18 horas.

ANIVERSÁRIOS

Dia 10, mudaram de idade a Valmira Marques e a Leny Cerqueira. Dia 11 foi a vez de uma turma legal inaugurar idade nova: Rony Frias, Monica Izidoro, Junior Araujo e João Batista. Dia 12 a Eliana Andrea, a Neide Cyrino e a Antonina Vieira sopraram velinhas. Dia 13, dia de Santo Antonio ficaram mais experientes o Nahilson Araujo, o Márcio Xavier, a Fatinha do Julião e a Nilda Ratinetz. Dia 14, inauguraram idade nova o Bruno Ferreira, o Robinho Rabelo, o Zé Leon, a Isabela Lage e se ainda estive por aí, o meu querido pai, o velho Laís. No dia 15 um grupo de meninas da melhor qualidade recebeu os ‘parabéns’: Moniquinha Moraes, Francisneia Carvalho, Carla Duizit e a Celia Borges. Pra quebrar a hegemonia feminina do dia o Mauri Lopes também recebeu os ‘parabéns’. No dia 16 mais uma turma de ‘gente fina’ comemorou mais um ano de vida. Olha só: Alexandre Souza, do “Buteco”, Thiago Silva, Deleco Alves, Vinícius Lima e Ana Carolina Costa. E nesse dia 17 outro batalhão maravilhoso de amigos aniversariou: Geiza Monteiro, Tadeu Rachid, Karina Florenzano, Maciel Agnelo, Dirce e Elimar Santos (sempre juntos). Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.