Moradores de Resende seguem reclamando de água suja nas torneiras

Receber água suja já virou rotina para morador do Morro do Querosene, no bairro Lavapés
Receber água suja já virou rotina para morador do Morro do Querosene, no bairro Lavapés

Em novembro passado, em vários bairros de Resende, moradores reclamavam da qualidade da água que chega às torneiras, alegando que nunca são avisados sobre a manutenção das ETAs que abastecem tais localidades. Seis meses mais tarde, o problema ainda persiste, e tem gente que aproveitou para registrar vídeos e fotos com baldes cheios de água com aspecto barrento. É o caso de um morador do Morro do Querosene, que prefere não se identificar.

– Estou reclamando há meses, os funcionários da Empresa Águas das Agulhas Negras já colheram várias vezes água aqui na minha casa e na dos vizinhos. Só diz que vai arrumar, a água suja continua. Já reabriram um processo administrativo na ouvidoria da Prefeitura de Resende, enviaram para o Sanear, mandaram um fiscal e até agora nada resolvido. Vários moradores já ligaram para a Águas das Agulhas Negras, eu tenho vários protocolos desde janeiro de 2016 – criticou o morador, na ocasião em que a matéria foi publicada.

A equipe do jornal BEIRA-RIO entrou novamente em contato com o morador do Morro do Querosene nesta segunda-feira, dia 22, e segundo ele, nada mudou. “A água continua suja, já reclamei vários vezes aqui no Morro do Querosene, mas eles não conseguem manter a água limpa. Aqui no meu bairro as pessoas já nem reclamam, estão cansadas de reclamar. Mas eu continuo a reclamar sempre no 115 (central de atendimento) da empresa. Aí melhora uns dias e depois começa tudo de novo, não conseguem manter a água sempre limpa. Estou aguardando as providências”.

Com o problema crônico no fornecimento de sua água, o morador conta que sempre tem que jogar água fora antes de chegar à caixa. “Na minha caixa d’água tem uma diferença de mais ou menos 30 centímetros, aí a sujeira fica no fundo da caixa antes da água descer. Dessa forma, tenho que lavar a caixa várias vezes”, narra.

Morador do Parque Ipiranga I também relatou problemas com o abastecimento de água neste final de semana
Moradores do Parque Ipiranga I e Vila Santa Cecília também relataram problemas com o abastecimento de água neste final de semana

Desde janeiro do ano passado, ele vem postando fotos e vídeos mostrando a cor, que atualmente varia de tons de amarelo a ferrugem. “Nos últimos anos até melhorou um pouco conforme meus vídeos postados, mas tem dias que está muito suja e outras menos suja, e geralmente com aspecto de ferrugem”, cita o morador, que gasta menos de 5 mil litros de água, diz estar em dia com as contas e que paga menos de R$ 40.

SUJEIRA NO FIM DE SEMANA
No último sábado, dia 20, alguns moradores dos bairros Parque Ipiranga I e Vila Santa Cecília relataram nas redes sociais que a água chegou escura às torneiras de suas casas e também postaram fotos. Ainda de acordo com uma moradora da Vila Santa Cecília, a situação se normalizou no dia seguinte, mas que a ocorrência do problema é mais frequente à noite.

O jornal entrou em contato com a Concessionaria Águas das Agulhas Negras, que em nota informou que “após realizar vistorias na rede de distribuição, identificou um problema pontual, o qual já foi solucionado”. Segundo a empresa, o abastecimento segue normalizado, “de acordo com os parâmetros exigidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde”.

Fotos: Reprodução do Facebook

Você pode gostar

One thought on “Moradores de Resende seguem reclamando de água suja nas torneiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.