Movimento autista participa de sessão da Câmara em Barra Mansa

jornal 56456458
Sessão na Câmara teve movimento em favor do cumprimento da lei de direitos dos autistas, nesta terça, em Barra Mansa.

Representantes do Movimento Orgulho Autista estiveram nesta terça-feira dia 18, na Câmara de Barra Mansa para reivindicar o cumprimento da Lei Federal nº 12764, cuja reconhece o autismo como deficiência e prevê direitos para seus portadores.

Aproveitando o gancho deste mês ser de conscientização sobre o tema, o grupo promoveu durante a sessão do dia uma discussão sobre a tomada de atitudes de inclusão dos autistas na sociedade e ao meio trabalhista. De acordo com Cláudia Moraes, integrante do movimento, a sociedade vem perdendo muito em vários aspectos por essa ausência de projetos ou mesmo simples atitudes de promoção da inclusão social desses indivíduos.

Antônio, advogado do movimento, também ressaltou a importância da inclusão dos autistas, tanto para os portadores, quanto para a sociedade: “Existem diretrizes para incluir os autistas, dentre elas, treinar, não somente os profissionais, mas os pais e familiares, para lidarem com a inclusão, por meio do amparo social e médico. É urgente a criação de um grupo condutor do autismo em Barra Mansa para dar um norte à sociedade em geral. A garantia legal dos autistas chega a ser poética, mas é preciso ser colocada em prática. As mães precisam muitas vezes trabalhar de casa para poder prestar auxílio aos filhos autistas, mas eles, assim como todo e qualquer cidadão, necessitam ir à escola, participar de atividades sociais, mas claro, com as devidas orientações. Deve-se estender a mão para essas mãos, para os autistas; que seja com uma sala, com a quantidade de profissionais possíveis; mas que seja agora”, diz ele.

Em visita ao Colégio Marcelo Drable – sendo polo de atendimento aos portadores de deficiência no município –, realizada na manhã também desta terça, a vereadora Maria Lúcia Moura da Fonseca confirmou essa falta de profissionais especializados para o atendimento adequado aos autistas e demais demais portadores de deficiência.

A coordenadora do programa de saúde mental de Barra Mansa, Maria Elvira, afirmou que o governo municipal está apto para prestar o devido atendimento aos portadores de doenças mentais, incluindo autistas, por meio do Capsi Estação Viver, que realiza o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação (Câmara de Barra Mansa)

Você pode gostar

2 thoughts on “Movimento autista participa de sessão da Câmara em Barra Mansa

  1. Caros senhores sou Liê Ribeiro coordenadora do Movimento orgulho Autista de Volta Redonda e estive nessa audiência e achei muito importante o comprometimento dos vereadores com as famílias e autistas nessa luta. Mas discordo inteiramente da coordenadora da saúde mental.
    1º autista não transtorno mental, autista é pessoa com deficiência, conforme a lei 12.764. Não cara senhora CAPSI, não esta preparado para atender, autista, para isso teria que mudar sua cartilha de atendimento. CAPSI atente de forma ambulatorial, CAPSI segue linha analítica. Acredito até na boa vontade dos trabalhadores que lá estão, mas a autista precisa de uma intervenção diária com equipe multidisciplinar, e já foi comprovado cientificamente em todo mundo que a melhor abordagem para tratamento e intervenção das pessoas com TEA é PSICOEDUCACIONAL, linha cognitiva comportamental, por favor, vamos estudar mais se inteirar mais sobre o autismo e suas necessidades para não falar bobagem e querer dar a eles paliativos que não vão ajudar na sua evolução. Autista precisa de CENTRO INTEGRADO PARA AUTISTA, OU CLINICA ESCOLA.

  2. Autistas não são doentes mentais e sim Pessoas Com Deficiência, segundo a Lei 12764/12.
    Segundo a cartilha dos CAPS seu público é: doentes mentais e adictos a drogas/álcool, e autistas não se encaixam nessas categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.