Sinto ventos pesados

Sinto ventos pesados, densos vindo em nossa direção. Tempestade que se prenuncia, céu nublado, escuro. Não consigo vislumbrar dias ensolarados, brisa, calmaria.

A atual situação política do nosso país caminha a passos largos para o caos. Mas não só ela; a sociedade de uma maneira geral se mostra um espelho dessa engrenagem emperrada, ultrapassada e de funcionamento questionável. Nossa sociedade se mostra sem valores, sem parâmetros, sem filtro. Parece que perdemos a mão em tudo e atiramos para qualquer direção.

Uma pessoa falece e outras comemoram publicamente como se aquela morte fosse a vingança merecida por toda uma miséria cultivada e alimentada por tantos outros. A pessoa que falece passa a ser depositária de toda raiva represada e sem ponderações ou reflexões, pessoas destilam seu ódio e revolta em um desrespeito enorme que não considera a dor da perda e as famílias enlutadas.

Um estado se vê sem policiamento por negligência. O desrespeito para com a lei que considera ilegal esse tipo de paralisação se dá pela falta de condições mínimas e atraso nos pagamentos. Quem quer arriscar a vida gratuitamente onde se vê tanta corrupção e tanta falcatrua? De onde vem o desrespeito maior? A população se enclausura, não sai de casa com medo. Os bandidos ganham a rua e se esparramam. Saques à luz do dia são realizados sem o menor constrangimento e, provavelmente, por pessoas que acusam os políticos de roubo e desonestidade.

Agressividade por toda parte, principalmente nas redes sociais. Pessoas que se acreditam protegidas por uma tela se acham no direito de desferir impropérios e deselegâncias, expõem seus preconceitos e suas ignorâncias. Se acham donas da verdade, de todos os saberes e, reducionistas, não contemplam subjetividades. Seu ressentimento é pela coletividade e por todos os que não rezam em sua cartilha.

A cada dia que passa vejo um mundo menos ético, menos comprometido com o ideal de paz. Que não luta pela preservação da harmonia, da convivência serena, respeitosa e humanitária. Um mundo cada vez mais egoísta povoado por pessoas individualistas que desconhecem a solidariedade, a empatia e a alteridade.

Não vejo solução. Nem com toda reza, com toda oração, com toda a evocação do divino prevejo melhora.

Jesus, não volte. Você vai ser julgado e massacrado outra vez. Ouça meu conselho. De amiga.

Ângela Alhanati
contato@angelaalhanati.com.br
Livre pensadora exercendo seu direito à reflexão

ERRATA: O título “Sinto ventos pesados” foi colocado na semana passada, mas o mesmo é do texto desta semana da colunista. O título já foi devidamente corrigido.

Você pode gostar

One thought on “Sinto ventos pesados

  1. Mas nem mesmo uma única linha teceu sobre a morte desta jovem senhora ter sido usado como palanque para campanha politica. A parcialidade desandou seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.