Público fica em silêncio após anúncio de vereador afastado em diplomação

diplomacao2
Integrantes da mesa que presidiu evento

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15, a diplomação do prefeito eleito Diogo Balieiro (PSD), de seu vice Geraldo da Cunha, o Geraldinho da Nova Era (DEM), dos 17 vereadores eleitos e dos 21 suplentes das coligações partidárias que concorreram às eleições de outubro passado em Resende. No evento, realizado no auditório da sede da OAB de Resende, foram registradas três ausências de suplentes.

O jornal BEIRA-RIO apurou os motivos do não-comparecimento de José Luiz de Carvalho Vargas (PTB) e Haroldo de Oliveira Botelho (PSDB). Segundo informações da assessoria de comunicação da Câmara de Resende, que colaborou com a organização do evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o suplente do PSDB informou há dois dias que estaria impossibilitado de comparecer à diplomação em virtude da formatura do filho, que acontece em outra cidade. Já o representante do PTB não justificou sua ausência até o momento.

Outra ausência foi a do vereador afastado e agora suplente Kiko Besouchet (PP), que chamou a atenção devido ao silêncio reinante no auditório assim que foi chamado pelo cerimonialista para receber seu diploma, contrastando com os aplausos na diplomação dos demais eleitos. Ele é um dos envolvidos na investigação da Operação Bertrug, que também afastou Bira Ritton (PP) e Jeremias Casemiro, o Mirim (SD), em outubro do ano passado.

Público reagiu de forma silenciosa a ausência do vereador afastado e suplente eleito Besouchet, envolvido em crime da Operação Betrug
Público reagiu de forma silenciosa a ausência do vereador afastado e suplente eleito Besouchet, envolvido em crime da Operação Betrug (Foto: Arquivo)

A cerimônia da diplomação durou menos de uma hora, junto à mesa que presidiu o evento – onde também estavam Balieiro e a vereadora reeleita Soraia Balieiro (PSB) – estiveram presentes o comandante da Aman, General de Brigada André Luís Novaes; do presidente da OAB, Samuel Carreiro; do juiz da comarca de Itatiaia, Gabriel Stagi; do juiz da comarca de Resende Hindenburg Brasil e do juiz da 31ª Zona Eleitoral de Resende, Marvin Ramos Moreira, que realizou a diplomação dos eleitos e fez o uso da palavra.

– A função de autoridades como a do prefeito, a do juiz e em outras funções públicas não é obter o emprego em si, mas servir ao público. Tenham no Judiciário o melhor aliado. Mas em caso de desvio, será o seu pior aliado possível – alertou o juiz.

Candidato a vereador mais votado, Reginaldo destaca união fator determinante para eleição
Candidato a vereador mais votado em Resende, Reginaldo destaca união fator determinante para eleição

TRABALHO COMUNITÁRIO FOI DETERMINANTE PARA ELEIÇÃO
O vereador eleito com o maior número de votos na última eleição, Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PSB), em entrevista ao jornal, destacou os fatores responsáveis por sua eleição. “A população de Engenheiro Passos mostrou importância e peso político em Resende ao eleger um vereador, os moradores se uniram e sentiram a necessidade de contar com um representante na Câmara, ainda mais por viverem distantes do Centro Administrativo municipal”, diz o vereador, que é bombeiro civil, já presidiu e fundo o grupo de busca e salvamento Anjos da Montanha, uma entidade voluntária, e a Associação de Moradores do distrito.

Outro fator citado é o trabalho que realiza na comunidade. “Pra trabalhar junto com o povo, não é necessário ser apenas através dos cargos de vereador, você pode fazer isso por sua comunidade. Minha eleição para o cargo foi consequência desse trabalho feito lá no distrito

O vereador revelou que tem como alguns de seus objetivos de trabalho na Câmara fiscalizar as leis e propor outras, além de indicações que ajudem a atender as necessidades de Engenheiro Passos, que segundo ele, não elege um representante há 24 anos. No momento político que passa o país, ele prega a união dentro do plenário.

– O que vem acontecendo no Brasil prova que a população passou a e envolver na política, ainda mais porque se os bons se afastarem, acabam dando lugar aos maus políticos. Essa mesma união da nossa comunidade também tem que existir dentro da Câmara, as pessoas têm que comparecer ao plenário para somar e não para dividir, independente de partido ou posição política, essa é a mensagem que passo para todos – completa.

Você pode gostar

One thought on “Público fica em silêncio após anúncio de vereador afastado em diplomação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.