O Cordel do ‘Pedra Sonora’, é um espetáculo que mistura cultura, beleza, energia e emoção

O Cordel do ‘Pedra Sonora’, é um espetáculo que mistura cultura, beleza, energia e emoção  
O grupo folclórico e cultural ‘Pedra Sonora’ apresentou nessa quinta-feira, dia 17, na escola Don Otorino Zanon, no Penedo, o espetáculo ‘A Lenda da Pedra Sonora’. Sou fã do grupo e sempre que posso, assisto suas apresentações.

Inspirado na literatura de cordel, a teatralização harmoniza o brado em defesa do meio ambiente – a Mantiqueira como símbolo maior – com lendas e crenças indígenas locais e toques de religiões de matriz africana.

O espetáculo realça ainda, com música e poesia, o valor da miscigenação na mistura   étnica de brancos, negros e índios, nascida na mesma nação. E tudo isso naquela levada do maracatu, da ciranda, de afro-samba e no batuque que contagia.

Por uma oportuna iniciativa da Kátia Silva, o ‘Pedra Sonora’ passou a realizar seus ensaios semanais nas dependências da escola. E o retorno foi um saudável contágio que já levou alguns alunos a se integrarem ao grupo como aprendizes.

Inclusive no encerramento do espetáculo eles interagiram com os artistas num congraçamento que atraiu a platéia em uma animadíssima manifestação de arte e muita energia positiva.

Antes da apresentação do ‘Pedra Sonora’ a platéia, formada majoritariamente por alunos daquela escola, saboreou um “aperitivo”, na performance do carismático ator mexicano, Bernardo Sanches que divertiu a moçada com uma peça de mímica, expressão corporal, música e humor. Valeu !!

PS: ‘A Lenda da Pedra Sonora’, que consumiu nove meses de ensaios, tem muito ainda a crescer quando for apresentada em local no qual, som e iluminação possam ser adequadamente utilizados. São componentes vitais. Parabéns a essa turma de muita sensibilidade e talento e a seguir alguns nomes que representam todo esse excelente coletivo: Rômulo, Jamile Whately (autora do cordel), Daniel Sá, Fernando Troina, Itiene Rochele, Mari Biolchini, e corujamente falando, minha filha Carola.

Moyseis Marques sacudiu o Bar Atlântico  
Na sexta-feira passada, o Bar Atlântico brindou mais uma vez a cidade com o fino da nossa música. Quem se apresentou por lá foi Moyseis Marques, para quem não sabe, a maior revelação do samba e MPB nos últimos tempos. Ex-Casuarina e cria da Lapa, Moyseis arrebatou corações e mentes com seus, talento e carisma.

Sem contar os grandes nomes da noite musical de Resende e região como Sanny Alves, Diogo Senna, Jairo Queiroz, Wilsinho Ramalho, Thiago Zaidan, Beto Oliveira, Nelson Valente, Ciron Silva, Melzaque Caetano e seu grupo só para citar os que mais se revezaram no palco do Atlântico esse ano, o tradicional bar trouxe ainda astros renomados no meio musical carioca, brasileiro e internacional como Marcel Powell, Dorina, Augusto Martins, Claudio Jorge, Tais Mota e Robertinho Silva. Não é qualquer coisa em se tratando de uma casa noturna de cidade do interior. E segundo Ricardo Ferrugem, vem mais coisa por aí, além do novo cardápio. Beleza !!

TRIPA
** Domingo, dia 20, é o dia consagrado a Zumbi dos Palmares, um herói nacional dessa imensa nação de poucos heróis. É o dia da Consciência Negra. Fora as mais variadas formas de manifestação que já estão ocorrendo (missas, exposições, etc), um grupo de pessoas ligadas e simpáticas ao Movimento Negro promove um super-feijão sujo no Bar Atlântico. Uma gostosa (literalmente falando) confraternização. É só chegar.

** Domingo foi realizada a rodada de ida das semifinais do Soçaite Qurentão da AABB. No primeiro jogo o time do Ipiranga deu um grande passo para se garantir na grande final a derrotar o Casa da Lua por 3 x 1. No outro jogo o Brameiros surpreendeu a Turma da Pelada, líder da fase de classificação, ao vencer por 1 x 0, gol de Léo, revertendo a vantagem para o segundo jogo. Este domingo não tem jogo e a rodada com os jogos de volta será no domingo da semana que vem, dia 27, com o primeiro jogo começando às 9 horas. É futebol da melhor qualidade e a torcida dos Brameiros promete acabar com o estoque de cerveja do bar do clube.

** E neste domingo o Fogão enfrenta o virtual campeão brasileiro deste ano, o Palmeiras. No turno nos encaçapamos o Palestra, mas agora a Botafolgada está dividida. Uma parte prefere que o time perca para acabar de vez com as esperanças do Urubu. Outros acham que é vencer ou vencer, sempre. Não tem essa entregar o jogo. Não que os primeiros queiram que o time entregue o jogo, longe disso. O pessoal quer que dê a lógica, ou seja, o time de melhor campanha jogando em casa tem tudo para vencer. Eu por meu lado acho que se vencermos, daremos uma ajudazinha ao Santos, outrora nosso rival e parceiro na construção da gloriosa história do futebol brasileiro. A nossa poderosa defesa, a melhor do returno, depois de levar dois gols do misto da Chapecoense, caiu vertiginosamente no ranking. Não sei o esperar.

ANIVERSÁRIOS
Dia 5 o Luis Fernando Monteiro e a Luciana Monteiro (que não são parentes), mudaram de idade. Dia 8 foi aniversário da amiga, a locutora Gardenia Santos. No dia 9, inauguraram idade nova o Eduardo Chamarelli e o Claudio Camilo. No dia 10, o Diego Linx recebeu os ‘parabéns’. No dia 11, inauguraram idade nova a Solange Pinheiro, a Lidiane Góes, a Aline Almeida e Vinícius Fávaro, meu sobrinho ‘Chico’. No dia 13, o Claudinho Freitas ficou mais experiente, assim como o ‘Urubu Rei’, o coronel Marco Antonio Bernardi. Dia 15, Reinaldo Lisboa e Márcio Fabian receberam os parabéns. Dia 16: Felipe Bruno, Zaílda Oliveira (Zazá), Abiud Neves, Lauro Machado e Toninho Galante contaram mais um ano de vida. E nesse dia 17, a Jamile Whately e a Marisa Dias de Carvalho também sopraram velinhas. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.