Estudantes apresentam trabalho sobre empreendedorismo em Resende

Alunos do Ensino Médio de escolas estaduais e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares participaram na manhã  desta terça-feira, dia 20, das 10h às 13h, de uma feira voltada para o universo empreendedor, no Sesi Resende. Com o tema ‘Alice na Escola Empreendera’, uma aluna representou a personagem principal da história clássica ‘Alice no País das Maravilhas’ e outros foram o Chapeleiro Maluco e Rainha de Copas, para mostrar aos visitantes os trabalhos em exposição.

O tema da feira surgiu a partir do livro ‘Atitude empreendedora: descubra com Alice seu país das maravilhas’, de Mara Sampaio, trabalhado em sala durante a aula de ‘Empreendedorismo’. O livro mostra que assim como Alice, o empreendedor deve ser curioso, estar disposto a correr riscos e ir atrás de seus sonhos, e estar aberto a tirar benefícios das situações que encontram pelo caminho.

Entre as ideias inovadoras, está a mão mecânica para ajudar pessoas portadoras de deficiência visual a se locomover, com o auxilio de um GPS, para chegar em hospitais, comércio, em casa, e saber até se há algum obstáculo próximo. No bate papo na varanda, os estudantes entendem melhor o que são startups com palestras de empreendedores e apresentação de produtos inovadores.

 A dúvida na escolha de carreira ou de uma faculdade, comum aos estudantes que ainda não têm em mente aquilo que vão seguir no futuro, é outro assunto aberto aos estudantes durante a feira, a partir do tema ‘Construindo o Futuro’. Para ajudar esses alunos a tomarem as decisões certas, eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e assistir a palestras com representantes de universidades públicas e privadas, como a ESPM, UniFOA, UFF, AEDB, IFRJ, CEDERJ e do SENAI.

Os alunos apresentam maquetes com proposta de melhorias para problemas que observaram em Resende, como terrenos baldios, ruas com buracos e desmoronamento de terras. E como resultado do trabalho da aula realizada no Centro da cidade, os alunos destacam o que mudariam para atrair o público em época de crise econômica na qual o país está passando.

Fonte: Comunicação Firjan

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.