Campanha de multivacinação começa com baixa procura em Resende

postoA  Campanha Nacional de Multivacinação teve início na manhã desta segunda-feira, dia 19,  com baixa procura em Resende.  O objetivo da campanha, que acontece a nível nacional, é atualizar  as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes  até os 15 anos. O Dia D de vacinação está previsto  para  o sábado,  dia 24.

A maioria das vacinas já é conhecida  pelos pais, com exceção da VOPb, que  substituiu a VOPt, conhecida como a vacina do “Zé Gotinha”.

– A vacina anterior era trivalente, mas a nova agora é bivalente, porque uma cepa foi extinta no mundo. Então esse ano não vai ter o “Zé Gotinha” e aquela campanha indiscriminada, haverá apenas a atualização do cartão de vacinação com a vacina nova nas crianças a partir de 15 meses e menores de cinco anos.  É só para quem não tomou, é uma vacinação seletiva – explicou a responsável técnica do posto do estado, no Centro de Resende, Maria Regina de Paula.

Como a campanha  é de  atualização dos  cartões de vacinação, não há  uma previsão de vacinas a serem distribuídas. Ainda assim, como uma  das vacinas aplicadas é nova, o município recebeu um estoque da VOPb, que combate a poliomielite.

– Recebemos um estoque de 2.300 doses da  polio – acrescentou  a coordenadora do Programa de Imunização de Resende, Dalva Regina Lomeu de Almeida.

O movimento nos  postos de saúde estava normal durante a manhã desta segunda-feira, embora as pessoas soubessem da campanha.

– Ele já tem uma vacina para tomar hoje mesmo,  mas se tiver alguma coisa pendente vamos atualizar com certeza, sim – comentou Gilson Araújo Ferreira sobre o filho Yuri, de dois meses, que estava no posto com ele e a irmã Kamilly, de oito anos.

As duas crianças  não se enquadram nas idades  da campanha multivacional. Isso porque ela acontece em duas faixas etárias: para crianças de  15 meses a cinco anos estão previstas as vacinas Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Tríplice Viral, Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicel, DTP e Hepatite A. E crianças entre nove anos e 15 anos devem tomar as vacinas Hepatite B, Tríplice Viral, DT, DTpa (se gestante nesta faoxa etária) e HPV.

O posto de saúde do estado fará um horário diferente, regularizando as cadernetas na terça-feira, quinta-feira e sexta-feira. A decisão foi para evitar  tumultos, já  que a unidade é a única que aplica a vacina BCG. Já nas outras unidades de saúde de Resende, a vacinação acontece das 8h às 17h, até o dia  30.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.