Morre o coordenador do curso de Medicina Veterinaria do UBM

Francisco1Morreu na noite de segunda-feira, dia 29, o coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), o professor mestre Francisco Ricardo Calderaro Nogueira (foto). Segundo a Assessoria de Comunicação do UBM, ele chegou a passar por uma cirurgia cardíaca na terça-feira, dia 23, e teve alta no sábado, dia 27, porém sentiu-se mal e voltou ao hospital, mas não resistiu.

O professor Francisco começou como coordenador do curso de Medicina Veterinária no ano de 1996. Entre as suas realizações para a graduação, está a Clínica de Pequenos Animais e a Fazenda Escola. O professor da disciplina Extensão Rural, Marco Antônio Gonçalves Delgado, comentou sobre os projetos realizados pelo coordenador Francisco. “Entre estes projetos, está um que acontece até hoje em que por meio de uma parceria com prefeituras do interior do estado e outras instituições fazemos um diagnóstico das propriedades e oferecemos uma orientação aos produtores”, contou ressaltando a participação de Francisco.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1983 e mestre pela mesma instituição em 1993, o professor Francisco idealizou e criou o curso de Medicina Veterinário no UBM. “Ele montou uma super equipe ao convocar os professores que deram aula para ele na Rural. Graças à visão que teve de buscar esses profissionais é que o curso conquistou sucesso e se tornou um dos melhores cursos de instituição particular do estado”, destacou Marco.

Francisco foi pesquisador da Pesagro-Rio em 1983 nas áreas de sanidade e reprodução animal em bovinos leiteiros, na Estação Experimental de Itaguaí, RJ. Em 1993, foi Diretor do Setor Agropastoril da Associação Comercial Industrial de Barra Mansa. Seguindo a vocação leiteira do Sul Fluminense, o professor Francisco sempre deu destaque para a necessidade de profissionais que trabalhassem nessa área. Integrava o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o Conselho Municipal de Saúde Animal de Barra Mansa e era membro das Comissões Estaduais do Ensino da Medicina Veterinária e de Saúde Animal do CRMV-RJ.

“Essa é uma perda muito grande para todos nós, pois, além de ser um profissional de primeira qualidade, extremamente ético e correto, era querido por ser muito brincalhão e com um bom humor sem igual. Por tudo isso é que estamos muito atordoados com essa perda”, lamentou o professor Marco.

Francisco deixa a mulher, a professora Aurealice de Ataide Cruz Calderaro Nogueira, Diretora do Colégio UBM; e os filhos Pedro Nogueira Campos Neto, Guilherme de Carvalho Cruz Neto e Alice Cruz Calderaro Nogueira. Ele era irmão da funcionária do UBM, Maria Aparecida Nogueira Leite e genro da Conselheira Vice-Presidente da Sobeu, Maria Apparecida de Athayde Cruz.

O velório acontece na Loja Maçônica Independência e Luz, no Centro de Barra Mansa, até às 15h30. O sepultamento está previsto para às 16h30 desta terça-feira, dia 30, no Cemitério Municipal de Barra Mansa. Por motivo de luto, as aulas para os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária e do Colégio UBM foram suspensas nesta terça-feira.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação (UBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.