Pátio de Manobras é tema de reunião em Barra Mansa

reuniaopatio2Foi realizada nesta segunda-feira, dia 22, uma nova reunião sobre o Pátio de Manobras, no auditório do CEI Vieira da Silva, no Centro de Barra Mansa, onde foram discutidos o projeto de reassentamento dos moradores que precisarão ter suas casas demolidas e os desdobramentos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Estiveram presentes ao evento o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (na foto, com o microfone na mão); o promotor do Ministério Público Federal, Júlio José Araújo Júnior; o secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves, e o coordenador Geral de Desapropriação e Reassentamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Bruno Marques dos Santos Silva. Famílias que serão afetadas pelas obras também participaram da reunião.

O prefeito iniciou o debate falando sobre a importância de ouvir os moradores afetados e dar andamento à execução das obras de readequação ferroviária. “Nossa intenção é resolver o problema, respeitando os moradores das áreas afetadas. A gente sempre priorizou o diálogo com as famílias. Agora está chegando a hora de aparar as arestas e seguir em frente com as obras, aguardadas há anos pela população de Barra Mansa”, disse.  De acordo com o promotor Júlio, alguns ajustes ainda precisam ser finalizados antes da assinatura do TAC, que será feito entre o MPF, governo municipal, Dnit e os moradores. “As famílias precisam definir se vão aderir ou não o reassentamento. Depois dessa definição e da conclusão de outros detalhes, assinaremos o TAC e daremos andamento ao processo”, disse Júlio Araújo.

O secretário municipal de Planejamento explicou que o Dnit assumiu a responsabilidade das obras de reassentamento dos moradores. 21 famílias optaram pelo reassentamento, de acordo com o secretário. “O projeto é o mesmo, mas o Departamento se propôs a licitar essas obras. O município irá acompanhar e fiscalizar esse processo. Além dessas famílias, 14 optaram por indenização e 3 aderiram a compra assistida”, informou Ronaldo Alves, acrescentando que o cronograma está montado: “A previsão é que o Dnit inicie a licitação e contrate a empresa em dezembro deste ano. A obra, então, começa logo em seguida”, finalizou.

Fotos: Cris Oliveira/PMBM

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.