Trecho da Via Dutra está entre prioridades em Mapa do Desenvolvimento da Firjan

firjanmapa2
Representantes da Firjan apresentaram agenda ao lado do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (terceiro da esquerda para a direita)

O Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresentou nesta quinta-feira, dia 11, na sede de Barra Mansa, a Agenda Regional do Sul Fluminense do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025). A construção de uma nova pista de descida na Serra das Araras e a implantação de um transporte intermunicipal de alta capacidade, estão entre as ações prioritárias do documento, construído pelos empresários.

A qualidade da infraestrutura logística e de mobilidade urbana é um dos fatores mais importantes apontados pelos empresários para a atratividade de investimentos no Sul Fluminense. “A Via Dutra é a principal rodovia que corta a região. Melhorar os acessos às cidades e zonas industriais e implantar um transporte de massa de alta capacidade vai desafogar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento da mão de obra local”, frisa a conselheira Débora Caride, da Metalúrgica Barra Mansa.

O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. As propostas foram extraídas de debates em todos os conselhos temáticos e regionais do Sistema Firjan e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria. Só no Sul Fluminense, participaram 91 empresários, que selecionaram e priorizaram 43 ações para o desenvolvimento da indústria da região.

A Agenda Regional tem como objetivo apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas das regiões e traçar uma estratégia de melhoria do ambiente de negócios dentro de um horizonte de dez anos. O presidente da Representação Regional Firjan/Cirj no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, destacou que para chegar a esse documento final foram realizados, nos últimos três anos, diversos encontros com empresários do Sul Fluminense.

“A Agenda Regional do mapa vêm para consolidar os problemas apontados nesses encontros. A partir de agora, vamos articular junto aos governos federal, estadual, e concessionárias, as providências necessárias que não só vão alavancar a competitividade das empresas, mas também beneficiar trabalhadores e moradores da região”, afirma Carvalho. O documento servirá como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais.

Ainda de acordo com o presidente, das 119 ações previstas no primeiro Mapa (2006-2015), 74% foram concluídas ou registraram avanço. “Algumas iniciativas conseguimos incentivar e tirar do papel, entre elas a Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, que levou mais de 20 anos para ter as obras concretizadas”, acrescenta Carvalho, destacando desenvolvimento maior nas ações de setor de logística na primeira agenda.

As Agendas Regionais do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025) podem ser consultadas clicando aqui.

http://www.firjan.com.br/o-sistema-firjan/mapa-do-desenvolvimento/

Fonte: Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa Regional

Fotos: Ana Paula Silva

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.