Diplomação de Dumay cancelada pela segunda vez

cancelamento1A diplomação de Almir Dumay (PP) como prefeito de Itatiaia, prevista para esta segunda-feira, dia 25, no Fórum de Resende, foi cancelada pela segunda vez (foto). A juíza Ludmilla Vanessa Lins da Silva explicou em ata que a cerimônia foi cancelada devido a uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). No entanto, o atual prefeito, Luis Carlos Bastos, o Ypê (PP), continua cassado e, por isso, quem segue à frente da prefeitura é o vereador Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).

Ypê e seu vice, Edmar Barbosa (PSC), foram cassados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, mas governavam apoiados em uma liminar que os mantinha no cargo. No início de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a liminar e Dudu assumiu a prefeitura até a diplomação de Dumay, segundo colocado nas eleições municipais. No entanto, Ypê conseguiu um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e retornou ao cargo, cancelando a primeira diplomação de Dumay, prevista para 8 de julho. Na semana passada ele foi afastado novamente do cargo e outra diplomação marcada para hoje.

Neste meio tempo, porém, o Ministério Público Estadual (MPE-RJ) lembrou que Dumay não poderia assumir por ter ficado inelegível por improbidade administrativa e responder a mais de 14 ações na Justiça. Ypê então entrou com uma petição requerendo a não diplomação do concorrente por estar com seu registro de candidatura cassado, mas a juíza Ludmilla Vanessa da Silva lembrou que a sentença não transitou em julgado, o que significa que ainda não pode ser executada, e por isso negou provimento ao pedido. No entanto, Ypê recorreu da decisão junto ao TRE-RJ e com isso conseguiu cancelar a diplomação. No entanto, a nova decisão não devolve a cadeira ao prefeito e, por isso, o Executivo continua sob a liderança de Dudu.

Foto de capa: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.