Posto Avançado do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Itatiaia

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, dia 27, o Posto Avançado de Bombeiro Militar de Itatiaia, que está instalado entre o Hospital Municipal e a 99ª Delegacia de Polícia. Com essa inauguração, segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Coronel Bombeiro Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, o fator mais importante da implantação do posto avançado em Itatiaia será o tempo de resposta aos atendimentos de emergência.

– A excelência de um serviço de bombeiros, entre outros fatores passa pelo tempo resposta, que é o tempo que se leva da entrada da solicitação até a efetiva chegada da viatura no local da ocorrência. Atualmente, com este posto de Itatiaia, contamos com 111 unidades operacionais no Estado e atendemos 95% da população fluminense – declarou.

O Comandante relatou ainda que a unidade de Itatiaia contará com uma viatura de combate a incêndio e salvamento de último padrão. “Estamos a poucos minutos da entrada do Parque Nacional e por isso já estamos buscando capacitar todos os militares em combate a incêndio florestal e salvamento em montanha. Os cerca de 30 mil habitantes poderão contar com mais esse reforço. É uma honra estarmos na cidade e esperamos que os moradores também sintam-se honrados com nossa presença no município”.

Para a construção do posto, a administração municipal cedeu um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados. A escolha do município foi fruto de estudos realizados, dando prioridade às áreas mais sensíveis. O quartel de Itatiaia conta com 24 bombeiros e está a 4,7 km da entrada do Parque Nacional, o que possibilitará mais rapidez no socorro a incêndios florestais. O objetivo é agilizar também o atendimento na Rodovia Presidente Dutra e em toda a cidade.

O evento contou com a participação do prefeito Luis Carlos Ypê (PP) e da deputada estadual, Ana Paula Rechuan (PMDB), além de bombeiros militares, autoridades municipais, secretários municipais, servidores e moradores. Durante a cerimônia, o prefeito realizou a entrega simbólica da chave da viatura operacional da unidade a comandante do posto avançado, Evelyn Dias.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.