Um público de mais de 10 mil pessoas e a presença de 31 ligas de escolas de samba de todo o país, com a perspectiva de cerca 20 milhões em negócios iniciados, foi o resultado da Carnavália-Sambacon, único evento de negócios de Carnaval do País. Durante três dias (de 23 a 25 de junho), participaram de debates, painéis acadêmicos, rodada de negócios, shows, desfiles e apresentações, representantes de escolas de samba, profissionais do Carnaval, pesquisadores, autoridades e artistas. A feira contou com 60 estandes de diferentes expositores e fornecedores da cadeia produtiva do Carnaval, em uma área de seis mil metros quadrados no Centro de Convenções SulAmérica.
“Em seu terceiro ano, mesmo em meio à crise econômica e política vivida no país, a Carnavália conseguiu superar todas as expectativas e já se consolidou como o momento para a realização de negócios do Carnaval, reunindo os integrantes da cadeia produtiva da maior festa popular do País. O maior destaque desse ano foi a participação de ligas que representam o Carnaval de muitas outras cidades”, destacou Nei Barbosa, idealizador da feira.
Para Moacyr Barreto, um dos organizadores, o alto nível dos debates com convidados de todo o país também merecem destaque. “A Carnavália possibilita a aproximação entre ligas, escolas de samba, blocos e empresas e toda a cadeia de fornecedores. É preciso lembrar que estamos em um momento do ano em que os carnavalescos estão começando a pensar nos enredos. E é aqui que eles encontram os produtos que serão incorporados aos projetos, com qualidade e custos menores, e também onde vão trocar experiências para uma melhor gestão”, explica.
CARROS EM 3D E REDES DE RELACIONAMENTO
Uma das maiores atrações foi uma empresa de tecnologia que participou pela primeira vez da feira e que faz impressões em 3D. Segundo o sócio Leonardo Tuorto, a tecnologia 3D permite a reprodução de carros alegóricos em miniatura, como maquetes, o que pode revolucionar a história dos desfiles das escolas por permitir que os carnavalescos consigam visualizar todos os detalhes de criação em protótipos extremamente fiéis aos carros que serão levadas ao desfile. Leonardo e seus sócios agendaram cerca de 50 visitas à sede da empresa.
Para Célia Domingues, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil – Amebras, a Carnavália é um espaço de construção de novas parcerias. “Cinco empresas já querem licenciar seus produtos. Além disso, recebemos convites para palestras e workshops no Rio Grande do Sul, São Paulo e Amapá, uma oportunidade única de aumentar a visibilidade o nosso trabalho e ampliar o campo de mercado para as nossas profissionais”, conta.
Presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá, Vicente Cruz entende a Carnavália como uma oportunidade única para firmar negócios e conquistar investidores. “Essa troca de informações é muito importante para colocar o carnaval do Amapá na rota dos grandes eventos culturais, com várias experiências para trocar”, comemorou.
Fotos: Reprodução/Site Carnavalesco
Fonte: Assessoria de Imprensa