Holandeses criam casa sustentável construída em apenas um dia

Vista da casa por fora e pot dentro
Vista da casa por fora e por dentro

Um estúdio de design holandês desenvolveu uma casa sustentável que pode ser construída em apenas um dia. A criação recebeu o nome de Wikkelhouse e pode ser adaptada de acordo com as preferências do cliente, seu tamanho e uso variam de acordo com a necessidade de cada um.

A grande diferença deste modelo de construção para os tradicionais é a matéria-prima. No lugar de tijolo ou concreto, a residência tem as suas paredes feitas em papelão. O material é feito pela própria empresa, com alta qualidade. Assim, as folhas de papelão são adaptadas para formarem a base da casa.

De acordo com a empresa, a estrutura é formada por grandes tiras desta base de papelão, que conta com 24 camadas do material, coladas por uma cola de alta resistência. Elas formam blocos de 1,2 metros de largura. A quantidade de tiras escolhidas pelo comprador determina o tamanho da casa. O mínimo são três, mas a quantidade pode ser infinita.

Além do papelão, a estrutura é finalizada com madeira por fora, enquanto a parte interna também ganha uma camada personalizada, que pode ser de madeira ou de outros materiais escolhidos por quem vai morar no local. Este cuidado com a finalização garante que a casa seja resistente às chuva e a outras condições climáticas, como o frio, por exemplo, já que o papelão é um excelente isolante térmico.

wikkelhouse2Com as “paredes” prontas, a casa é montada em apenas um dia. Por seu peso, apenas 500 kg, em média, a residência não precisa de uma base no solo para ser instalada, isso também facilita e reduz os custos do processo construtivo. Outro diferencial é que ela pode ser desmontada e transportada para qualquer lugar.

Segundo a empresa, a WikkelHouse chega a ser até três vezes mais sustentável do que as residências tradicionais e a garantia da construção é de, pelo menos, 50 anos. A empresa entrega o produto apenas na Europa e, para manter a alta qualidade do sistema, são fabricadas apenas 12 casas de papelão por ano. Cada residência custa, a partir, de US$ 28 mil.

Veja abaixo o vídeo demonstrativo da residência (apesar de estar falado em inglês e sem legenda, mostra como é esse modelo de casa).

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=si6fjHuCj7Q’]

Fotos: Divulgação

Fonte: Redação CicloVivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.