Site da Câmara em desacordo com a Lei de Acesso à Informação

nao disponiveldentroO site da Câmara Municipal de Resende continua em desacordo com a lei 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação (LAI). Mesmo que algumas informações tenham sido inseridas na página, ainda há muitas informações desatualizadas, links que não funcionam e não é possível acompanhar a tramitação dos projetos de lei, o andamento de solicitações de informações e os mecanismos de busca não funcionam.

Em novembro de 2015, quando a lei comemorou quatro anos de existência, o BEIRA-RIO havia denunciado alguns dos problemas e, na ocasião, a assessoria de comunicação negou que as informações não estivessem disponíveis. Sobre os funcionários e servidores, por exemplo, declarou que os dados estavam na página. No entanto, eles só foram inseridos em abril deste ano, como é possível ver na próxima página, já que é de quando datam as informações mais antigas sobre os servidores.

Os projetos que se tornaram leis, em contrapartida, têm o efeito contrário: a página só mostra projetos entre os anos de 1985 e 2014, omitindo as leis municipais mais recentes aprovadas pelos vereadores. A prestação de contas também só vai até 2014, além de mostrar a imagem de um demonstrativo e não o detalhamento das despesas. Além disso, muitos dos links, especialmente das leis sancionadas em 2011, não incluem os projetos, mostrando ao invés deles uma página que indica erro. A página de eventos do Câmara cultural também direciona para uma página de erro de uma rede social. Tentar usar os mecanismos de busca também não é possível, já que as páginas não conseguem realizar a busca. Mesmo quando a pesquisa é sobre o andamento das solicitações de informação, o sistema diz que não encontrou resultados.

protocolotransparenciadentroUm ganho da página nos últimos meses foram as informações sobre licitações e contratos previstos para serem realizados. Mas se por um lado os avisos começaram a serem inseridos, só há informações de 2016. Além disso, para ter acesso aos editais é necessário se cadastrar na página, tornando o acesso mais demorado. Além disso, não há menção a atas das sessões ou relatórios desenvolvidos pelas comissões internas do Legislativo. Embora alguns deles sejam lidos em plenário, também deveriam ser disponibilizados na página, já que a lei explica que o órgão público deve ser proativo ao oferecer as informações sem que a população a solicite, como determina o artigo 8º da lei. A página também não possui mecanismo de acesso para deficientes, outra exigência do mesmo artigo.

Segundo informações a que o jornal teve acesso através de funcionários da Câmara, a inserção destas informações na página não é de responsabilidade deles, mas de uma empresa contratada, a Custom Informática Ltda. Entre os pagamentos efetuados divulgados no site, é possível ver que ela recebe mensalmente a quantia de R$ 11.135,35 para fazer o trabalho, descrito como “locação de software para gestão pública”. Resta saber quem é o responsável por fiscalizar o serviço e porque a página continua com os mesmos problemas que tinha há sete meses.

O BEIRA-RIO enviou os questionamentos à assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Resende, mas até o fechamento desta edição não havia recebido respostas. Fomos informados apenas, de maneira informal, que “a procuradoria da Câmara realizaria uma reunião nos próximos dias para tentar resolver os problemas”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.