Agasalho sim e abrigo também!

Gente na boa… até entendo a comoção sobre a morte dos moradores de rua por causa do frio, até porque não aconteceu só aqui em Resende. Isso acontece, infelizmente, toda temporada de frio intenso no país e no mundo. Aí todo mundo se solidariza e resolve doar roupas e as campanhas de agasalho pipocam. As campanhas são muito importantes porque atendem muitas pessoas, inclusive, mas não exclusivamente os moradores de rua. Mas vamos combinar que frio é uma estação previsível e que todo mundo sabe que quando a temperatura baixa muito o que as pessoas precisam é de abrigo. Um lugar fechado. Não adianta só o agasalho ou a coberta. O poder público TEM A OBRIGAÇÃO de ter medidas de prevenção e segurança dessa população vulnerável. ONDE ESTÁ A AÇÃO PREVENTIVA E EMERGENCIAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO GOVERNO RECHUAN??? Ela não existe. Simples assim.

Vai você tentar com duas blusas e uma coberta dormir na rua. Veja se consegue. Talvez sim, mas pode ter certeza que seu dia seguinte será pior do que o dia anterior. Seu corpo debilitado, um resfriado, talvez até uma gripe. Agora, imagina uma pessoa que dorme TODOS OS DIAS NA RUA. Pois é… o poder público tem obrigação de manter abrigos temporários a exemplo do que o prefeito Hadad do PT está fazendo em São Paulo, onde os abrigos abrem às 18h e ficam até às 9h do dia seguinte com a população de rua que é ABORDADA por profissionais habilitados para tal. Ninguém é obrigado, mas lhe é dada a opção de dormir num lugar seguro. Pois bem, essa semana várias matérias falaram que o prefeito estava tirando os colchões dos moradores de rua, mas as matérias incompletas não falaram das vagas abertas para os abrigos que passam de duas mil. A medida está correta, porque não é enchendo uma praça de colchões e fazendo casinhas de papelão que estas pessoas de fato estarão abrigadas do frio intenso e depois compactuar com isso é admitir que a cidade erra e feio com essa população que merece todo o respeito.

O governo de Resende paga uma FORTUNA EM ALUGUÉIS em vários pontos da cidade porque não usa um desses imóveis para este abrigo? Ou o próprio parque de exposições?

RESPOSTA: porque é um GOVERNO ELITISTA que não está nem aí para os pobres e necessitados. Por isso minha gente, vamos dar o agasalho sim, mas vamos cobrar do poder público ações que tirem essas pessoas da rua e que no frio existam abrigos temporários.

Ana Lúcia
analucia@jornalbeirario.com.br
editora do jornal BEIRA-RIO

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.