Encontro-me na eminência de uma cirurgia

Encontro-me na eminência de uma cirurgia. O que impede que ela se concretize é a liberação da senha. Essa senha, quando liberada, confirmará que estou em dia com os pagamentos das mensalidades e que, por esse motivo, o plano de saúde concorda em cobrir os custos do procedimento tanto no que diz respeito ao médico bem como com o hospital credenciado. Em resumo, autoriza todo o procedimento. Nada urgente, apenas uma histerectomia que consiste na extirpação do útero (e anexos, como trompas de falópio e ovários, no meu caso), uma vez que está causando prejuízo e necessito dessa intervenção para prosseguir minha vida com relativa saúde.

Estou tranquila. Nenhum pânico, visto que não existe uma emergência propriamente dita. Trata-se será uma intervenção planejada, pensada e explicada. Eu havia me preparado, dentro do possível. E o que foi que deu errado?

Bem, cheguei para a internação e soube que estavam ainda esperando a tal senha. Deveria esperar. A máquina burocrática, a frieza dos trâmites não se preocupa com a desestabilização dos sentimentos humanos. De repetente, preciso esperar. E ai, abre-se uma lacuna para o pensamento voar e a reflexão.

Me recuso a um sofrimento, não há. Há somente a minha ansiedade em terminar com tudo logo e colocar um ponto final nessa novela. Contudo, não consigo deixar de pensar nas pessoas que amargam, lutam, penam em corredores, bancos, salas de espera de hospitais públicos a espera de uma intervenção que lhes aliviem a dor, que lhes dê esperança de continuidade com suas vidas, que lhes salvem das moléstias que lhes consomem.

Saúde é o maior patrimônio que possuímos. Nada pode ser mais importante. Se temos saúde, vamos ter trabalho, amigos, família, autonomia, felicidade. Se a perdemos, nada mais nos resta. Saúde em primeiro lugar, o resto é consequência.

Que as autoridades possam ser mais sensíveis às dores humanas e que se empenhem mais e mais para garantir que todos possam cuidar da saúde, o maior tesouro que temos na vida!

Ângela Alhanati
contato@angelaalhanati.com.br
Livre pensadora exercendo seu direito à reflexão

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.