Tabagismo responsável por morte anual de 200 mil pessoas no Brasil

Ilustração informativa do GAPC
Ilustração informativa do GAPC

Nesta terça-feira, dia 31, é o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco, é o responsável pela divulgação da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.

As ações são articuladas com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 estados e Distrito Federal, envolvendo, também, a sociedade. Segundo dados do Inca, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas no país que adquiriram o câncer de pulmão a partir do uso do tabaco.

Aproveitando a data, o Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer (GAPC), com núcleos de atendimento em Resende e Volta Redonda, enviou uma mensagem de alerta a aqueles que ainda relutam em largar o cigarro. Confira:

E OS NÚMEROS:

Você está querendo parar de fumar? Pare de fumar sem virar sua vida de cabeça para baixo!

Mas será tão fácil assim?

Para aqueles que não fumam, parar de fumar pode parecer algo simples. Basta querer.

Muitas vezes essa decisão é adiada para evitar o “desconforto” de ficar sem o cigarro. Outras, por acreditar que é possível parar a qualquer momento. Podemos ainda buscar o momento ideal ou esperar que a vontade e a certeza de querer parar de fumar apareçam! Que tal pensar um pouco sobre essa decisão?

Alguns dados para você refletir

São cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde. Além das mais conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (aquele das baterias dos carros).

Mas você pode argumentar…: “Muitas pessoas fumam e não adoecem. Outras não fumam e adoecem”. O importante é entender o que é se expor a riscos.

Por exemplo: se você atravessar uma rua movimentada de olhos fechados, poderá chegar ao outro lado sem se machucar – mas o risco de ser atropelado é bem maior do que se você atravessar de olhos abertos na faixa de pedestres. Da mesma forma, se você fuma, está se arriscando mais do que aqueles que não fumam.

O que acontece de bom se você parar?

Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto;
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral
.
No nosso dia a dia, o GAPC se depara com um numero imenso de ex tabagistas ou tabagistas que adquiriram a doença a partir do uso do Tabaco. Nosso desejo é incentivar que cada vez mais pessoas se empenhem em deixar esse vicio optando pela qualidade de vida e saúde.

Foto: Reprodução da internet

Fonte e ilustração: Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer (GAPC)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.