Doses de vacina contra H1N1 recebidas na segunda acabaram

vacinacao2As doses de vacina contra o vírus da gripe H1N1 recebidas nesta segunda-feira, dia 2, em Resende, acabaram no mesmo dia. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, dia 3, pela coordenadora do Programa de Imunização de Resende, Dalva Regina Lomeu de Almeida. Ela acrescentou que o município ainda tem mais três cotas de vacinas a receber até o dia em que se encerra a campanha, 20 de maio, e que embora saiba que as entregas são semanais, não tem como determinar em que dia Resende receberá mais vacinas.

– Sábado (dia 30), quando vi que a vacina estava acabando, liguei para o Rio de Janeiro por volta das 11h e me informaram que haviam acabado de liberar nosso novo lote. Consegui um motorista e ele foi buscar as 3.400 doses, mas até ele voltar e eu dividir entre as unidades, só consegui distribuir ontem (dia 2), mas acabou ontem mesmo. Mandei email para todas as unidades avisando que não tinha mais – explicou Dalva de Almeida.

Na manhã desta terça-feira, uma enorme fila de resendenses em busca da vacina havia se formado na Policlínica do Manejo, e as pessoas que esperavam afirmavam não terem sido informadas de que não havia mais vacinas. A coordenadora da imunização, que trabalha no Posto o estado, no Centro, explicou que não tem como dizer se as vacinas nos postos já acabaram e nem como controlar se a população foi avisada ou não sobre isso em outras unidades.

– Mandei 200 doses para o Manejo, mas não temos retorno se acabou ou não, embora acredite que sim porque acaba a vacina de todo mundo junto. Quando isso acontece, cada unidade usa sua estratégia para avisar a população. No nosso caso, a gente monitora quando a vacina está acabando e dispensa quem não vai conseguir, para evitar que idosos fiquem na fila à toa. Por exemplo, se só tiverem 50 vacinas, a gente avisa e só deixa 50 pessoas na fila, dispensa o resto, mas cada unidade tem sua gestão – acrescentou.

A responsável técnica do posto do estado, Maria Regina de Paula, explicou que as vacinas estão tendo uma procura exagerada influenciada pela mídia e por isso as doses enviadas estão acabando rápido.

– A gripe mata desde que o mundo é mundo, mas não é ela que mata sozinha. As pessoas que morreram tinham alguma comorbidade e a gripe H1N1 pode ter contribuído para as mortes delas. Se são 30 mil vacinas e 20 mil já acabaram no meio da campanha, já é algo atípico. Se fala das mortes, mas tem 18 pessoas que também pegaram a doença e nem por isso morreram, isso não está sendo divulgado e está deixando as pessoas assim. Até os profissionais de saúde estão exagerando, solicitando a vacina em casos em que não há necessidade, mas se tem o pedido a gente tem que vacinar – declarou Maria Regina de Paula.

A campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio. Mais uma vez, as profissionais de saúde ressaltam que devem ser vacinados os portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças com menos de cinco anos.

Você pode gostar

One thought on “Doses de vacina contra H1N1 recebidas na segunda acabaram

  1. Onde estão as vacinas prometidas dos demais três lotes? Porto Real vacinou neste final de semana enquanto na cidade governada por um médico não havia vacinas para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.