Fila para vacinação contra H1N1 no Centro já dobra o quarteirão

diadA fila para vacinação contra o vírus da gripe H1N1 no Posto de Saúde do Estado, no Centro de Resende, na manhã deste sábado, dia 30, está dobrando o quarteirão. Por isso, algumas pessoas relatam uma espera de uma e até duas horas para conseguirem serem vacinadas. O gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Resende, Wellington Coutinho, afirmou que foram disponibilizadas cinco mil doses para este Dia D de Imunização.

– Cheguei umas sete horas mais ou menos e demorou duas horas para meu filho ser vacinado. Na hora da vacina ele chorou. Esperei porque é importante prevenir contra a doença, tem que ter cuidado porque mata – comentou Kathelen Rodrigues Faria Diniz que junto com Everton Gustavo levou o filho Taylor Gustavo, de um ano, para ser vacinado.

Luis de Souza Cruz, de 62 anos, e a esposa, Maria do Carmo Teodora, de 60 anos, também esperaram mais de uma hora e conseguiram a vacina.

– Conseguimos vacinar. Foi a primeira vez que viemos tomar essa vacina, para mim não senti nada, mas a Maria do Carmo disse que a dela doeu um pouquinho. Do jeito que a gripe está vai pegar todo mundo, então tem que se proteger – comentou Luis Cruz.

Foram formadas duas filas e as duas estão dobrando o quarteirão, sendo que a dos idosos é a maior delas. No entanto, em alguns casos específicos, os pacientes são autorizados a passar na frente.

– Estamos dando preferência para quem é deficiente visual ou cadeirante. Para organizar, formamos duas filas, uma para crianças e gestantes e outras para as pessoas que são idosas, têm problemas de saúde ou alguma doença crônica. Estamos com cinco mil doses e por enquanto recebemos três remessas do estado – explicou o gerente de imunização de Resende.

Anteriormente, a coordenadora do Programa de Imunização de Resende, Dalva Regina Lomeu de Almeida, já havia explicado que as vacinas seriam enviadas em seis lotes. A vacinação foi antecipada para Resende e para que ela tivesse início haviam sido enviados os dois primeiros lotes. Agora, de acordo com a fala de Wellington Coutinho, foi enviado o terceiro e o resto das doses só deve ser entregue a partir da próxima semana.

Diferente do programado em um primeiro momento, a vacinação não aconteceu em todas as unidades de saúde de Resende, ficando concentrada nos postos de Saúde da Cidade Alegria, Manejo, Engenheiro Passos e Posto Resende, além da Clínica da Família no bairro Morada da Montanha e PSF do bairro Paraíso. Como o trabalho nestes locais seria intensificado, as equipes foram redivididas para este dia D.

– Estamos com seis unidades abertas e duas equipes em cada unidade. Cada equipe tem sete pessoas, então são 14 em cada local, trabalhando das 8h às 17h. Como o posto aqui é que faz a distribuição das vacinas entre as unidades, estamos com oito veículos para fazer esse abastecimento – acrescentou o gerente de imunização.

Para ajudar a controlar o fluxo, servidores da Guarda Municipal de Resende estão ajudando na portaria do posto Resende e nas ruas próximas, coordenando tanto o trânsito quanto as filas. Comentários nas redes sociais relatam que as filas também estão grandes nos bairros Cidade Alegria e Morada da Montanha.

Você pode gostar

One thought on “Fila para vacinação contra H1N1 no Centro já dobra o quarteirão

  1. Faltou na reportagem em minha opinião divulgar antecipadamente as datas das próximas vacinações para que todos possam ter acesso às doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.