Dia D contra gripe H1N1 de Itatiaia em todos os postos

Neste sábado, dia 30, Itatiaia participa do “Dia D” contra a gripe H1N1, com vacinação em todas as unidades básicas, postos Estratégia Saúde da Família e no ambulatório central.  Em Resende, a vacinação ficará concentrada em seis unidades de Saúde.

Nas duas cidades, das 8h às 17h, serão imunizados os idosos, profissionais de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças pulmonares, respiratórias), portadores de doença renal crônica e outras doenças que comprometam a imunidade que apresentem indicação médica no ato da vacinação, além de gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente – até quatro dias depois do parto), e crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Para receber a dose aplicada em Itatiaia, o morador deve apresentar o cartão de vacinação e o cartão SUS. A dose protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Com a vacinação é possível impedir que a gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, entre outras complicações. Ela é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.