Carnaval à moda finlandesa

vappu2No próximo sábado, dia 30, os turistas que tiverem a oportunidade de visitar Penedo, em Itatiaia, poderão curtir o Vappu, tradicional baile de carnaval que era celebrado pelos imigrantes finlandeses que fundaram a colônia, desde a chegada destes ao Brasil, há quase 90 anos. Na terra natal dos imigrantes, onde é primavera em maio, o Vappu simboliza a mudança de estações.

– No hemisfério norte, onde está situada a Finlândia, coincide com o início da primavera e a chegada de dias com as temperaturas mais amenas, fazendo com que todos deixem suas roupas de inverno para trás e se vistam de forma bem alegre e colorida (tipo fantasia) saindo às ruas e parques para comemorar. Aqui em Penedo, comemoramos a data com um baile a fantasia sempre no sábado mais próximo ao dia 1º de maio (data em que a festa é comemorada no país europeu) – explica o presidente do Clube Finlândia, Otávio de Miranda Santos.

vappu3Segundo ele, o evento é aberto tanto aos associados quanto aos turistas. “Assim como os nossos associados, os turistas também são incentivados a comparecer com qualquer tipo de fantasia, aos moldes dos bailes de Carnaval”, completa o presidente. Segundo ele, em 2015 a festa reuniu aproximadamente 250 participantes, e no blog do Clube Finlândia há o registro de outras edições do evento, inclusive com a presença da cantora Baby do Brasil (na foto à direita, de cabelo pintado), que tem residência em Penedo. “Ela sempre vem nos prestigiar quando realizamos os bailes do clube”.

anuncios2Nas redes sociais, o Vappu vem recebendo propagandas muito bem humoradas (ao lado), inclusive brincando com o combate a dengue, com a única oportunidade anual de se divertir ou com a música tocada no evento. Até o comércio local se rendeu ao Vappu. Uma sorveteria realizará uma hora antes do início do evento uma espécie de confraternização, com direito a foto individual e sorvete como brindes para quem comparecer fantasiado em um centro comercial. Ao final, todos participam de uma foto oficial.

Para quem quiser se fantasiar e dançar ao som de danças anuncios1típicas finlandesas, e saborear as delícias da festa, o evento do Clube Finlandês começa a partir das 20h30, na Avenida das Mangueiras, 2601, em Penedo. O telefone é (24) 3351-1374.

CELEBRADA EM PRIMEIRO DE MAIO*
O Vappu é uma festa de carnaval celebrada na Finlândia todos os anos em 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador e a primavera no país, além de ser também festa para os estudantes que concluem o segundo grau (ou Ensino Médio no Brasil). De origem pagã, eram realizadas para pedir a proteção das bruxas e duendes para o plantio da primavera, para que as plantações fossem bem sucedidas, garantindo alimento abundante durante o próximo inverno. Após o advento do cristianismo, a festa foi associada com a comemoração de Santa Valpurgis, Valpuri ou Vappu em finlandês, uma santa da Alemanha.

O costume do carnaval ou baile a fantasia se origina da limpeza e arrumação da casa. Com a chegada da primavera todos abrem e limpam as casas que ficaram fechadas durante todo o inverno, arejando as roupas e tecidos, que então são usados para preparar as fantasias. Outra tradição da festa no país é o costume de vender pequenas flores – simbolizando a primavera – neste dia para serem usadas na lapela do casaco, Vappukukkia ou flores de Vappu, a renda destas vendas é sempre destinada para instituições e trabalhos de proteção das crianças.

A bebida tradicional da festa na Finlândia chama-se Sima, fermentada e preparada em casa com mel e fermento, similar ao antigo hidromel. A comida tradicional é o Tippaleipä, um doce parecido com o sonho vendido nas padarias do Brasil. As salsichas com salada de batatas também são apreciadas nas festas, bem como todo tipo de bebida alcóolica.

*Texto de Helena Hilden, no blog do Clube Finlândia

Fotos: Reprodução Facebook e blog do Clube Finlândia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.