Homenagem a Ismael Silva

augusto claudio
Augusto Martins e Cláudio Jorge, estão nesta sexta, dia 22, no Atlântico, em Resende

Augusto Martins e Cláudio Jorge, hoje no Bar Atlântico, incorporam ‘sua’ majestade, o Samba, com Ismael Silva
Augusto Martins e Cláudio Jorge, dois legítimos representantes do bom samba feito no Rio (no país), encerram com chave de ouro (perdoem o clichê) a comemoração do Centenário do Samba, que ocorre nesse mês de abril às quintas no Jazz Village (Penedo) e às sextas no Bar Atlântico (Resende). O destino e a profunda admiração por um gigante da nossa música que é Ismael Silva aproximou os dois em certa noite na Lapa, que de parceiros de boemia, se tornaram parceiros num trabalho que gerou um CD que joga luz sobre a obra do grande compositor do Estácio. “Ismael Silva: Uma Escola de Samba” é o título do CD muito bem recebido e aplaudido pela crítica, que reúne em doze faixas, alguns clássicos irrepreensíveis e outras pérolas desconhecidas da maioria do público, o que faz do disco uma iniciativa das mais oportunas. Cláudio Jorge e Augusto Martins “fazem justiça” tirando da sombra, como dizem muitos analistas da grande imprensa, um dos nomes mais sólidos do nosso samba e MPB. Refazem o caminho de Francisco Alves, o “Rei da Voz”, o maior vendedor de discos na época, isso lá nos anos 30, que foi buscar Ismael em meio aos jovens compositores do Estácio onde o samba moderno começou a tomar forma. Os dois trazem Ismael em trabalho maduro, consistente e muito bem interpretado. Sem modismos e pirotecnias. Os arranjos são de Cláudio Jorge, que ainda jovem acompanhou Ismael ao violão em algumas apresentações. Ele e Augusto cantam como protagonistas, com cada um no seu espaço que é o mesmo espaço. Muito bom. Voltando a Francisco Alves, que por sinal como “comprositor” foi parceiro de Ismael em algumas músicas, só pra lembrar, ele, o ‘Rei da Voz’ se juntou em dupla em alguns discos a Mário Reis, outro singular intérprete, e a dupla funcionou bem, sem nenhum se sobrepor ao outro. Cada um com seu jeito, com seu ‘sotaque’ de intérprete. Isso se repete nesse disco com Augusto e Cláudio. Tudo isso e um pouco mais, contribuem para que o show dessa noite de sexta, dia 22, no Bar Atlântico, dia do Descobrimento do Brasil, seja uma grande descoberta para muitos e um imenso prazer para todos que amam nosso gênero maior. Viva o Samba e viva Augusto Martins e viva Cláudio Jorge.

A Presidente Dilma teve o que merecia
Domingo assistimos entristecidos e com aquela vergonha alheia a sessão da Câmara que abriu o processo de impedimento da Presidente Dilma Roussef. Embora o motivo real para a maioria dos deputados terem feito isso, tenha ficado meio vago, em dado momento cheguei a pensar que seria em homenagem às mulheres dos parlamentares, ou a seus filhos, seus pais e avós, depois achei que era para agradar a Deus. Sei lá. Mas acho que Dilma merecia mesmo essa reprimenda. Ela é culpada pela crise capitalista que abala o mundo desde 2008 (a maior desde o Crash 29) que começou nos USA, chegou na Europa (veja a situação de Grécia, Espanha, etc) e até na China. Agora deu de comprar a imprensa internacional (NY Times, Financial Times, Le Monde etc) para publicar matéria dizendo o Impeachment é golpe, vejam só! E se nãos bastasse Dilma irritou muita gente por aqui. Elenco a seguir, pelo menos dez motivos para que nossos deputados, impolutos, honestos e legítimos defensores da ética no uso da coisa pública, tenham iniciado o processo de seu impedimento. Olha só: Dilma negou a presidência da Caixa Econômica para Cunha colocar lá um afilhado seu e irritou esse santo homem que é o Cunha; irritou os banqueiros fazendo-os baixarem os juros; vetou um reajuste de 70% ao Judiciário, e irritou o Judiciário; vetou a precarização do trabalho (lembram-se da tal flexibilização da CLT ?) e irritou a Fiesp; apoiou o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e irritou tudo que é político; irritou Renan Calheiros ao demitir um afilhado dele do Ministério do Turismo; demitiu Albert Brasil Gradvohi, diretor do departamento Nacional de Obras com a Seca e irritou o PMDB; colocou nas mãos de Flávio Dino, do PCdoB, inimigo da família Sarney, a presidência da EMBRATUR e irritou Sarney; cortou 18 bilhões de reais nas emendas parlamentares ao Orçamento da União em ano de eleições municipais e, pasmem, sob o seu silencio, a Polícia Federal invadiu o Ministério do Turismo e prendeu 38 autoridades ligadas a Michel Temer e Romero Jucá, acusadas de formação de quadrilha. Dilma demitiu todos eles e irritou mortalmente o PMDB. “Dilma tem cintura dura, não entende o ‘jogo político’”. “É um peixe fora d’água”. “E porque que mulher tem que se meter nisso ?” São algumas das frases degradantes a Presidente, que circulam pelo meio político, entre aliados e adversários. Ela merecia.

TRIPA
* Quem subir a Visconde de Mauá nos próximos dias, deve aproveitar para visitar o Centro Cultural de Visconde de Mauá. Que fica na Aldeia dos Imigrantes, lá mesmo na Vila de Mauá. No local está acontecendo mais uma Exposição do Pinhão, que é uma espécie da suporte cultural da tradicional Festa do Pinhão que acontece em maio. A exposição com artistas da região costuma encher os olhos da gente com pinturas, fotografias e esculturas feitas por artistas da região. Lá todos são sempre muito bem recebidos pela Márcia Patrocínio, diretora do ‘Centro’. Vale conferir * Nesse domingo, dia 17, a maravilhosa Sanny Alves deu mostra de seu talento na feijoada da praça de alimentação do Resende Shopping (a mais antiga). Que pedida, hein !? * A Câmara Municipal de Resende realizou nessa terça-feira, dia 19, no Anexo Aarão Soares da Rocha (Av. Mal. Castelo Branco, 104, Campos Elíseos), uma entrevista coletiva para prestar informações sobre a convocação de suplentes de vereadores, a remuneração dos parlamentares afastados pela Justiça, o relatório final da comissão de sindicância da Casa e os processos judiciais que envolvem a Câmara e suas consequências * Falando em feijoada, a feijoada do ‘Crioulo’ também aos domingo é da melhor qualidade * Resende está para ganhar duas novas casas para ampliar a oferta boemia e gastronômica da cidade. Logo-logo um restaurante com a especialidade de peixe e um bar (pub) serão abertos ao público, ali nas proximidades do Colégio Dom Bosco. Quase em frente * O professor Mário Rodrigues foi apresentado como pré-candidato a prefeito de Resende, sexta-feira passada, em reunião muito concorrida, no CCRR. Mário é bom com a palavra * Como o pessoal dizia na noite de domingo, calma gente, a luta apenas começou. ‘Tamo junto!’

ANIVERSÁRIOS
Mudaram de idade, dia 14, a Olívia Schneider, a Débora Nicomedes e o Felipe Dias. No dia 15 ficaram mais experientes, o Jeferson Santos, a Renata do Vale, a Rozelia Costa, a Lyria Cravo, o Luis Alberto Valim e a Solange Farias. No dia 16, inauguraram idade nova a Quele Cristina, a Luana Lopes e o Eduardo Pinto. Dia 17, sopraram velinhas a Rosaly Azevedo e a Stephanie Kolesza. Dia 18, receberam os ‘parabéns’, a Fernanda Meireles, a Dra. Ivani Nobre, o Flavinho ‘Portuga’, o Sérgio Ritter, o Alex Pimenta e a minha filha de coração Cris Coupee. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.