Barra Mansa tem feira de produtos orgânicos

organicos1 “Toda semana eu venho aqui e compro os produtos desta feira. Hoje (terça-feira, dia 19), por ter precisado de vir aqui na cidade, aproveitei que estava aqui por perto e decidi levar uma banana pra casa”, explica o aposentado Roberto Lombardi (na foto acima).

Lombardi é um cliente assíduo da Feira Orgânica de Barra Mansa, realizada quatro vezes por semana, na antiga Estação Ferroviária do município, no Centro da cidade. Ele explica o porquê de comprar frutas, verduras e legumes no local. “Aqui o preço é melhor, além de que no supermercado eu não consigo encontrar a banana-marmelo, que eu costumo usar muito em casa para fritar, e sou muito bem atendido. É uma ótima iniciativa do governo municipal e da secretaria (Municipal de Desenvolvimento Rural)”, acrescenta o aposentado.

Ele costuma comprar os produtos de um dos oito vendedores cadastrados no programa da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, a produtora rural Denise Silva Soares Leopoldino (também na foto acima, atendendo Lombardi), que também idealizou a realização da feira.

– Como eu tenho formação técnica em Agropecuária, trabalho no ramo de agricultura há seis anos e tive a ideia de criar uma opção de comida saudável para Barra Mansa, montei então um grupo de vendedores de produtos orgânicos e passamos a produzir para a feira. E a prefeitura nos deu apoio cedendo este espaço da antiga estação e as barracas, além do transporte – cita Denise.

A Feira Orgânica de Barra Mansa acontece há mais de um ano e é realizada às terças, quintas e sábados (exceto feriados), das 6 às 12 horas. A produtora revela que há um grande número de vendas. “Durante todo esse tempo que estamos por aqui vendendo os nossos produtos, conseguimos fidelizar toda uma clientela, que procura preço mais em conta, pois trabalhamos com valores fixos e não variados como os de outros mercados por não termos intermediadores pra transportar nossas mercadorias (por exemplo, se uma banana custa R$ 4 na feira e R$ 3 no mercado e este reajustar o preço, o da feira permanece o mesmo)”.

Especializada em frutas, verduras e legumes, além de ovos, Denise não aponta um único carro-chefe nas vendas de seus produtos. “Meu carro-chefe de vendas são todos os produtos, os clientes vêm atrás de qualidade de vida, saúde e mais sabor oferecidos pelos alimentos orgânicos (alimento mais palatável), quando há a falta de algum produto aqui na feira, tem gente que ainda assim não compra em lugar nenhum, espera chegar nossa produção para comprar novamente”, completa.

Moradora da Fazenda do Salto, organicos2em Floriano (distrito de Barra Mansa, onde também moram os outros produtores da feira), a produtora revela a maior dificuldade enfrentada pelos produtores são as condições climáticas dos últimos dias e que tem diminuído a produção. “O tempo quente e seco ao mesmo tempo dificulta no preparo do solo para o plantio (livre de produtos químicos) e a pouca mão-de-obra, pois apenas eu e meu marido trabalhamos na produção, isso quando ele não está trabalhando em seu emprego (de mecânico)”.

Os produtores têm certificação da Associação de Agricultores Biológicos (Abio) e vendem desde frutas até arroz integral e doces, passando por ovos, verduras e legumes. A primeira edição da Feira Orgânica aconteceu em fevereiro de 2015.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.