Mário Rodrigues e Natalino de Abreu são empossados vereadores

A Câmara Municipal de Resende voltou a atuar com 17 vereadores em plenário na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 20. Os agora ex-secretários municipais de Educação, Mário Rodrigues (PMDB), e Habitação (SD), Natalino de Abreu, foram empossados vereadores nas vagas deixada pelos vereadores Kiko Besouchet (PP) e Jeremias Casemiro, o Mirim (SD), respectivamente, afastados por ordem da Justiça. O vereador Pedro Paulo Florenzano (PP) já estava atuando na vaga de Bira Ritton (PP) e com os dois novos integrantes a Casa passa a pagar os salários de 20 vereadores, já que como os vereadores afastados não chegaram a ter o mandato cassado, a Justiça determina que eles devem continuar recebendo.

Mais cedo, durante uma coletiva realizada pela Câmara Municipal de Resende, Natalino de Abreu já havia confirmado que ocuparia a vaga de vereador e que a Secretaria Municipal de Habitação seria ocupado por um servidor da pasta. No momento das explicações pessoais, ele pediu a palavra e relembrou sua vida nas periferias e sua atuação na secretaria, até chegar a este primeiro mandato. Ele também levantou a possibilidade de não receber o salário de vereador.

– Temos que ser guerreiros, lutar  para o povo ser beneficiado. É em nós que está o problema. Uma frase ficou na minha cebeça nesta semana: “se eu mudar, o mundo muda”. Então, mesmo entendo que estamos assumindo porque aconteceu um problema na Câmara, quero diminuir um problema para a presidente em exercício, Soraia Balieiro (PSB), e abrir mão de minha remuneração de vereador até que o problema seja resolvido, para que ela não tenha que pagar 20, mas 19 vereadores – declarou Natalino de Abreu.

Ao final da sessão, a vereadora Soraia Balieiro explicou que Natalino precisaria enviar ofício à Casa declarando por escrito sua vontade e se pronunciando quanto à sua equipe de gabinete, já que ele tem direito a um assessor e um chefe de gabinete.

Mário Rodrigues, que teve a pré-candidatura a prefeito lançada no dia 15, era dúvida na sessão, mas ele não só apareceu como levou toda a família e vários integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

– Em outubro de 2012 fiquei muito triste com a votação em função do trabalho que vinha fazendo e por ter perdido por poucos votos, preferia ter perdido por 500 mil votos. Mas mesmo não fazendo parte do governo Rechuan ele me convidou  para o governo e depois para assumir a Secretaria Municipal de Educação. Pensei que ia imprimir o ritmo de trabalho da empresa em que trabalhei, mas passei a entender como é lenta a administração pública. Nesses quase três anos saí com muito mais informação que aprendi lá e hoje fui avisado que deveria estar aqui. Não tenho em minha cabeça uma decisão tomada, mas sou muito grato por essa oportunidade – afirmou o vereador, que ainda não divulgou quem será o responsável pela secretaria Municipal de Educação.

Após a posse, a sessão seguiu normalmente com uma longa discussão sobre a falta de vagas em creches, cuja demanda reprimida chega a 1.500 crianças em 2016. Na mesma sessão, deu entrada o projeto de lei 006/2016, de autoria do prefeito municipal, que “dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2017”, e o projeto de lei 005/2016, de autoria da mesa diretora  da Câmara, que “concede revisão anual aos servidores do poder Legislativo de Resende”, no valor de 10,36%. Os vereadores também comentaram a votação do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados, criticando a postura dos deputados federais. A sessão se encerrou por volta das 22h.

Você pode gostar

One thought on “Mário Rodrigues e Natalino de Abreu são empossados vereadores

  1. Engraçado o Mario Rodrigue deixou o PP, a vaga não e do partido????

    Encontrou uma maneira de não ficar desempregado para concorre a eleição!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.