Nova epidemia de dengue em Resende

O município de Resende está vivendo uma nova epidemia de Dengue. A informação pode ser comprovada a partir do relatório de acompanhamento da doença feito pela Secretaria Municipal de Saúde a que o BEIRA-RIO teve acesso, nesta semana. Segundo o documento, desde janeiro deste ano, 1469 casos de dengue já foram notificados no município. Para que seja considerado uma epidemia, bastam 300 casos para 100 mil habitantes.

O relatório mostra que a quantidade de casos passou a crescer a partir da quinta semana epidemiológica, no início do mês de fevereiro, quando as notificações pularam de 77 por semana para 102. De todas as notificações feitas até agora, 271 casos já foram confirmados, 265 descartados e os outros estão sob análise. Não há dados sobre mortes por dengue no documento, mas já houve ao menos dois casos, ambos em fevereiro: o de Darmeson Santos Quintiliano, de 27 anos, confirmado pela Prefeitura de Resende, e o de uma mulher 57 anos, que chegou a ser confundido com gripe H1N1.

Na ocasião, um documento divulgado por um jornal carioca apontando Resende entre as cidades mais preocupantes no que se refere a casos de dengue motivou a retomada de ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença, mas posteriormente a preocupação com a disseminação do H1N1 acabou reduzindo as ações.

Também há informações sobre Chikungunya e Zika Vírus em gestantes no relatório. Houve três notificações de Chykungunya em Resende, mas dois casos foram descartados e apenas um confirmado. Já o vírus Zika em gestantes teve 23 notificações na cidade desde dezembro, sendo sete casos descartados e dois confirmados, que estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Marcio Fabian/Diulgação PMR

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.