Exposição comemora os 111 anos da Ponte Velha

ponte velha1Um dos maiores patrimônios de Resende será homenageado a partir do próximo dia 15 de abril, sexta-feira, no Arquivo Histórico Municipal, localizado na Casa da Cultura Macedo Miranda. Com o tema “Ponte Velha – 111 Anos de História”, a ponte Nilo Peçanha terá uma mostra especial com fotografias e textos no mês em que comemora seu aniversário. A exposição será aberta às 15h e ficará disponível à visitação pública até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h30.

A exposição é uma atividade cultural e educativa desenvolvida pelo Arquivo Histórico Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A Casa da Cultura Macedo Miranda fica na Rua Dr. Luís da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. Informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-6927.

Considerada um dos cartões-postais de Resende, a Ponte Velha, como é mais conhecida a Ponte Nilo Peçanha, era utilizada inicialmente por veículos e pedestres que precisavam atravessar o Rio Paraíba do Sul, interligando o Centro da cidade ao bairro Campos Elíseos. Atualmente, a famosa ponte metálica é utilizada somente para travessia de pedestres.

Inaugurada no dia 16 de abril de 1905, a Ponte Nilo Peçanha foi pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, e se tornou um marco no desenvolvimento de Resende. O seu nome foi escolhido em homenagem ao Presidente do Estado da época, que veio à cidade especialmente para a inauguração.

A construção resolveu definitivamente um problema antigo de travessia dos moradores. Em 1821, a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX.

Foto: André Sodré

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.