A Quaresma não tem quarenta e seis dias

A Quaresma não tem quarenta e seis dias
Nunca fui de mergulhar fundo demais em fatos e coisas cuja base seja religiosa. Nada contra. Tipo ser a Quaresma o período de 40 dias imediatamente após o carnaval. Desde criança ouço isso e nunca duvidei. Mas esse ano deu na veneta de fazer uma penitência e não beber cerveja na Quaresma. Sabe-se lá porque cargas d’água, fui conferir no calendário e, perplexo, constatei que a Quaresma teria 47 dias esse ano. Não, não pode ser. Duvidei da precisão do calendário que o PC (Paulo Cesar O. Pinto) tinha me presenteado no início do ano. Conferi em outros calendários. O do PC estava correto. Então o que houve. Aí a Marissol, filha do Cérgio (com ‘C’) que às sextas dá uma mãozinha ao pai lá no bar, e que é por assim dizer, especializada em coisas católicas, me clareou as ideias: “A Quaresma termina no Domingo de Ramos e não na Páscoa”. Alguém ao lado comentou: “Butiquim também é cultura”. Foi uma revelação. Marissol é uma pessoa responsável e entende disso. Por isso, já tomei umas geladas essa semana. Quem quis estender a penitencia por mais sete dias, como o meu amigo Antonio Carlos, tudo bem, nada contra. Mas eu prefiro ser fiel às regras. Quarenta dias são quarenta dias. Nem mais um dia, nem menos um dia. Mesmo assim, impulsionado pelo vício da profissão, fui dar uma conferida nos dicionários (taí o Google que não me deixa mentir). A Marissol sabe mesmo das coisas. Hoje vou celebrar.

“A Democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela” (Winston Churchill)
Tomara que quando você, caro leitor estiver lendo esta nota, o país ainda respire ares democráticos. A Democracia deve estar acima dos interesses partidários, de grupos políticos, etc. Assim como entendo que o futebol deve estar acima dos clubes. A turma que perdeu a eleição em 2014, parece não se conformar até agora e quer levar de qualquer jeito a vitória no ‘tapetão’. A fúria com que se jogam na tentativa de interceptar um mandato legítimo conquistado nas urnas, como prevê nossa Carta Magna, chega a nos fazer acreditar que tem muito mais caroço embaixo desse angu. Alguém me convença que gente do naipe de Eduardo Cunha (milhões em conta secreta na Suíça, etc), Ronaldo Caiado (processado por trabalho escravo, etc), Agripino Maia (achaque de 1 milhão no Detran, etc), Aécio Neves (construção de dois aeroportos com dinheiro público em terras da família, etc, etc, etc) estejam realmente preocupados em combater a corrupção. Isso só para citar uns poucos que querem derrubar a presidente Dilma Rousseff. Esses e tantos outros como José Serra, Michel Temmer, uma parte podre do Judiciário além de um deslavado oligopólio de Mídia (cadê o CADE ?) querem na verdade é assaltar o poder com objetivos que vão muito além da hipócrita indignação que leva dondocas a baterem panelas nos bairros chiques do Sudeste do país. No fundo é só dinheiro. O capital transnacional quer tudo privatizado, quer tudo em suas mãos e está mirando os trilhões de dólares do Pré-Sal. Essa turma que quer derrubar Dilma, não tem nenhum apreço pelo país e por sua gente. Vejo com algum desalento uma galerinha com camisa da seleção indo pras ruas, até num impulso legitimo, acreditando estar fazendo um bem para seu país, o que é muito normal em uma Democracia, mas como falta experiência e sobra desinformação, uma boa parte deles serve apenas como massa de manobra e “justificativa” para uma ruptura na legalidade. O que não é bom para nenhum dos lados. Serve apenas para os mesmos que no final do jogo, levam a taça. Nós ficamos aqui, de camisa amarela ou não, chupando o dedo num eterno país do futuro.

TRIPA
* Há mais de vinte anos a Rádio Resende AM (1580 kw) realiza a radiofonização da ‘Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo’. O programa produzido com o elenco da Radio Nacional da década de 1970 estará mais uma vez no ar nesta sexta-feira da Paixão, às 15 horas.A produção e apresentação é do Claudionor Rosa. Vale ouvir * Vem ai o irmãozinho da Manu. Os avós corujas, Vitor e Magaly Livramento já estão babando o segundo filho da Dani, que está a caminho. Parabéns à toda a família * Ainda pelas comemorações do centenário de Badger da Silveira, o Arquivo Histórico promove dia 30, às 19 horas no Espaço ‘Z’, uma palestra do jornalista Flávio Collistet sobre o homenageado *O nosso artista-artesão Jorge Brito integra o acervo do Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro. A exposição foi aberta nessa terça-feira, dia 22, e fica até 11 de setembro. O Centro SEBRAE fica num antigo prédio do centro do Rio, que acaba de ser restaurado para receber o artesanato de todo o Brasil. O Centro Cultural Visconde de Mauá intermediou a aquisição (pelo SEBRAE – RJ) da linda peça “Pássaro Galhado”. Centro SEBRAE – Praça Tiradentes, nºs 67, 68 e 71 – Rio de Janeiro – Tel: (21) 3065-4333. De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Salve ‘seu’ Jorge Brito. !! * O Comitê pela Defesa da Democracia, informa que neste dia 31, não organizará, ato em Resende, pois foi decidido reforçar a manifestação regional que acontecerá em Volta Redonda.

ANIVERSÁRIOS
Dia 17 mudaram de idade o Jorginho Trindade e o Merica. Dia 18, soprou velinhas a grande Sanny Alves. No dia 19 ficou mais experiente o Zé Mário Pena. Dia 21 foi a vez do Adriano Amâncio e do vereador Mirim contarem mais um ano de vida. Dia 22 receberam os ‘parabéns’ a Ana Paula Garcia e a Letícia Diniz. E dia 23 inauguraram idade nova a Sirleia Siqueira, o Erik Nicolay e a Roberta Oliveira. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.