Moradores de Barra Mansa temem fim de intervenção em linha de ônibus

Os moradores do bairro Nove de Abril, em Barra Mansa, estão preparando um abaixo assinado e uma grande manifestação nos próximos dias para tentar impedir a saída da Viação Cidade do Aço da linha 713. A empresa será obrigada a deixar de operar a linha no dia 12 de março depois que uma portaria do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), datada de 3 de março de 2016, comunica o fim da intervenção na Viação Agulhas Negras. Com a decisão do Detro, os moradores temem que os péssimos serviços da viação Agulhas Negras voltem a se repetir.

Para tentar evitar que o caos seja instalado, as Associações de Moradores do Nove de Abril, São Judas Tadeu, Boa Vista I, II, III e Metalúrgico estão se mobilizando num abaixo assinado para levar ao conhecimento do Detro o descontentamento da comunidade em relação à volta da Viação Agulhas Negras. A linha é responsável por levar moradores da Região Leste (mais de 40 mil habitantes) até o coração econômico de Volta Redonda. O trecho percorrido pelo coletivo é de cerca de 17 quilômetros, com passagem a custo de R$ 3,15 por ser uma linha intermunicipal. A concessão da linha é do Detro e há anos é destinada a Agulhas Negras.

Para justificar a medida, o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, considerou que a empresa Agulhas Negras “demonstrou dispor de frota adequada, regularizada e necessária para restabelecer a operação dos serviços autorizados, inclusive com relação à reserva técnica necessária a assegurar a regularidade do transporte, totalizando 30 (trinta) veículos devidamente aprovados e incorporados”.

Não é o que diz os moradores do bairro Nove de Abril. Segundo eles, o serviço prestado pela Viação Agulhas Negras na linha 713 (metade da linha é operada pela Agulhas Negras e metade pela Cidade do Aço) permanece ruim. “Com a volta da Agulhas Negras para a totalidade da linha vai gerar uma caos no horário, na qualidade dos serviços e o usuário será penalizado com o péssimo serviço”, explica Adelmo Silva, morador do Nove de Abril.

O artigo 3º da Portaria nº 1241 ainda prevê que a Diretoria Técnica-Operacional do Detro promoverá fiscalização especial para acompanhar o desempenho da empresa Viação Agulhas Negras, visando comprovar a adequada prestação dos serviços autorizados.

Os moradores disseram que a preocupação com a Viação Agulhas Negras se da por vários motivos, entre eles: ônibus quebrados, multas, débito no Detro, dívidas trabalhistas até a intervenção judicial. “Esses motivos nos preocupam, porque nem mesmo sabemos se a intervenção judicial existe ainda. O Detro está apenas liberando as linhas para a empresa operar. Em 10 anos que a Cidade do Aço está trabalhando a linha nunca tivemos problemas. A empresa tem manutenção eficaz e operacional de qualidade. E é isso que os moradores querem: serviço de qualidade”, questiona Adelmo. Em 2006, a Agulhas Negras abandonou a Região Leste e deixou os moradores três dias sem ônibus. Na época as linhas foram divididas e metade ficou a Agulhas Negras e a outra metade com a Cidade do Aço.

– Até hoje a comunidade não sabe a realidade financeira e operacional da Agulhas Negras. Ninguém sabe se pagaram ou não as dívidas. Pneu careca, vazamento de óleo, falta de freio, bancos rasgados, descumprimento de horário são problemas que ocorrem diariamente nos ônibus da Agulhas Negras – conclui Adelmo.

O Detro autorizou a Agulhas Negras operar até a próxima licitação que será realizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Vinícius Ramos)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.