Greve nas escolas estaduais

DENTROOs professores estaduais de Resende estão em greve desde a manhã desta quarta-feira, dia 2. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) organizou uma manifestação pelas ruas da cidade na mesma manhã e desde às 7h está passando em frente as escolas com faixas e cartazes reivindicando melhorias para o ensino.

– Essa manifestação é de todos do estado e passamos por todos os colégios do Centro de Resende, Pedro Braile, Olavo Bilac, João Maia e Souza Dantas e estamos em greve. Queremos o fim do corte nos recursos da Educação previstos em uma emenda que o governador mandou essa semana para a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Ela aumenta o desconto dos servidores de 11% para 14%. Além disso, as escolas estão sem porteiro e sem auxiliar de serviços gerais, porque a empresa não recebe há mais de quatro meses. Também retiraram os insumos do ensino, como ar condicionado e material didático dos professores. A greve é por tempo indeterminado – enumerou o professor de História, Sociologia e Filosofia Rodrigo Alves do Nascimento, um dos servidores que aderiu à greve.

Além de faixas e cartazes, os professores foram acompanhados por dezenas de alunos pelas ruas de Resende. Segundo manifestantes, a adesão dos alunos foi espontânea por também não concordarem com a atual situação em que se encontram as instituições estaduais de ensino e seus profissionais.

Você pode gostar

8 thoughts on “Greve nas escolas estaduais

  1. Concordo com a revindicação dos professores e alunos, mas sou contra a greve do corpo docente, pois os alunos ficaram sem aula e ociosos durante esse tempo, enquanto os das escolas particulares continuarão estudando a todo vapor. Nota zero para a greve.

    1. Gostaria de saber qual é a sua sugestão então? A greve é consequência de uma péssima administração, então os alunos são prejudicados por causa do governo e não por causa da greve. #acorda

    2. A greve é necessária. Fazer comparação entre a rede privada e pública,neste contexto, é um ato inoportuno.Os alunos das escolas públicas estão tendo , neste momento, uma aula de cidadania que não se aprende apenas em livros.

    3. Quem mais prejudica os alunos não são os professores que entram em greve, mas os políticos que deveriam se comprometer com a qualidade da educação e não o fazem. A greve é um direito do trabalhador e só se recorre a ela quando os argumentos se esgotaram, quando as tentativas de negociação chegam ao fim.
      Ser contra essa greve é não saber de quem é a culpa, quem são os responsáveis. É ser alienado útil e analfabeto político. Zero para quem faltou a aula e não aprendeu a ser cidadão!

  2. Boa noite Rodrigo, que bom que você concorda com a reivindicação dos professores e alunos, infelizmente a greve é uma das poucas ferramentas que a classe possui para fazer garantir seus direitos, e se a greve fosse o maior problema para a educação dos nossos alunos estaria bom demais, mas esta greve que você é contra, além de brigar pelo salário dos profissionais de educação que não são pagos mais no dia certo, sem aumento, ou se quer reajuste, ela também está brigando pela merenda que está em falta, pelos porteiros que não deixam entrar qualquer um em nossas escolas e foram demitidos porque o governador emprestou o dinheiro que deveria pagá-los para empresas que financiaram sua campanha, pelas faxineiras terceirizadas que recebem, quando recebem, muito mal. Eu poderia ficar escrevendo a noite inteira, mas sei que não vou convencê-lo. É mais fácil culpar o professor pelo atraso do filho que ajudá-lo a ter um bom estudo.

  3. Não é o momento para se fazer greve o Brasil está passando por uma situação difícil o governo não tem dinheiro para dar aumento ao funcionalismo público está na hora dos professores olharem para o coletivo e não para o próprio umbigo. Voltem para as salas de aula e parem com essa choradeira vocês deveriam estar contente por terem um emprego, e verdade seja dita vocês ganham muito pelo que fazem.

    1. Abel,

      Vejo que seu discurso radical, inoportuno e muito infeliz se dá, provavelmente, por sua péssima passagem pela instituição de ensino. Vejo que não conseguiu grande coisa, pois sua pontuação é incorreta e seu discurso de ódio contra os professores nada mais é do que uma transferência. Os professores não são seus pais.
      Observo que sua incapacidade de aprender a pontuar corretamente um texto levou-o a odiar a escola. No fundo você odeia a sua mãe que lhe matriculou em uma escola onde não conseguiu acompanhar o conteúdo ministrado. Por esse motivo, sente-se inferiorizado e menosprezado. Sua capacidade intelectiva não lhe permite uma avaliação justa e imparcial da situação. Procure ajuda. Ainda há tempo. Talvez. Ou não.

      1. Vamos ao que interessa, essa é a relação das 10 melhores escolas de Resende segundo as notas do ENEM:

        1 – Colégio Dom Bosco (privada) – 37º no estado, com média de 650.41 (prova objetiva) e 703.27 (redação)

        2 – Anglo Americano Escolas Integradas LTDA (privada) – 84º no estado, com média de 624.79 (prova objetiva) e 654.17 (redação)

        3 – Colégio Delta Vest (privada) – 143º no estado, com média de 605.07 (prova objetiva) e 664.29 (redação)

        4 – Instituto São José (privada) – 182º no estado, com média de 594.64 (prova objetiva) e 674.42 (redação)

        5 – Colégio Santa Ângela (privada) – 183º no estado, com média de 593.97 (prova objetiva) e 716.13 (redação)

        6 – Colégio de Aplicação de Resende (privada) – 232º no estado, com média de 583.27 (prova objetiva) e 627.27 (redação)

        7 – Sociedade Resendense de Ensino LTDA (privada) – 252º no estado, com média de 577.73 (prova objetiva) e 600.00 (redação)

        8 – Colégio Genesis (privada) – 585º no estado, com média de 527.52 (prova objetiva) e 530.37 (redação)

        9 – Colégio Oliveira Botelho (estadual)– 694º no estado, com média de 515.19 (prova objetiva) e 562.48 (redação)

        10 – Colégio Pedro Braile Neto (estadual) – 753º no estado, com média de 510.20 (prova objetiva) e 519.05 (redação)

        A diferença entre a primeira escola privada em relação a primeira escola estadual é abissal, antes de pedirem aumento os professores deveriam melhorar os índices das escolas e pararem de formarem analfabetos funcionais. Prezado Wan, aqui onde eu trabalho se o funcionário não rende ele vai para o olho da rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.