Lixo e entulho em rua do São Caetano preocupa moradores

1Moradores do bairro São Caetano, em Resende, não aguentam mais a quantidade de lixo e entulho que está sendo jogado em um terreno particular da Rua Benedito Leonel da Silva. O problema que se agravou em dezembro do ano passado conta com sofás, colchões, latas de tinta, pedaços de guarda-roupas quebrados, além das poças de água que se tornam ambiente para proliferação de larvas do mosquito da dengue, o mesmo transmissor da Chikungunya e do Zika Vírus que está associado aos casos de microcefalia, uma má formação congênita.

Ednir Resende, que já foi presidente da associação de moradores do bairro, entrou em contato com a produção do programa “Comando da Cidade”, da jornalista Ana Lúcia Corrêa de Souza, e contou sua indignação quanto à situação do lixo que é jogado no terreno.

– É muito triste ver essa quantidade de lixo perto de um colégio onde tem muitas crianças que passam todos os dias pelo local. Desde 2013 eu faço parte da associação de moradores e recebemos a informação de que o lixo não será mais retirado. O que eu peço é que tenhamos um local para o descarte desse material, inclusive já dei sugestão para que possam deixar caçambas para a população – diz Ednir.

Segundo informações da população, o proprietário do terreno fez o cercamento do local, porém alguns moradores quebraram a barreira para continuar depositando o lixo. Para a habitante Luciana, São Caetano é um bairro esquecido pelo poder público e não tem o respaldo necessário de uma das administradoras do bairro, uma vez que ela não reside na localidade.

– Não tem como ela saber o que se passa por aqui se ela não mora aqui. Ela não sabe onde tem lixo na rua, onde tem água parada, ela não sabe nada. Como pode administrar alguma coisa? – questiona a cidadã.

A munícipe Tamires Dulce diz que não há colaboração dos que moram próximo ao local que está virando depósito de lixo.

– Os vizinhos, nenhum deles colabora. Cada um joga uma coisa e depois pedem solução. Isso é uma vergonha.

Mais problemas

Uma casa na Rua Ernesto Mattos de Almeida também se encontra em situação de abandono. Conforme é possível visualizar nas imagens, o mato está alto e o imóvel está inabitado. Os residentes do São Caetano dizem que o dono da casa não vai ao lugar e afirmam que ali há focos do mosquito da dengue.

 – Outro caso que me revolta é essa casa que vive fechada e ninguém consegue entrar. Com certeza deve ter larvas do mosquito da dengue. E nossa preocupação maior é com o Zika – conta Graça Nunes.

Cláudia Izzi Fernandes, administradora do bairro, negou que não frequente o lugar diariamente e disse que, especialmente nesta terça-feira, dia 16, quando nossa equipe esteve presente, ficou impossibilitada de comparecer devido a problemas pessoais. Com relação ao lixo mostrado pela matéria, Izzi contou que no mês de dezembro 11 caminhões retiraram entulhos, mas que no mês seguinte havia acúmulo de lixo outra vez.

Neste domingo, dia 21, às 9h acontece um mutirão para limpeza do bairro. Entramos em contato com a Prefeitura de Resende solicitando uma data para a retirada do lixo, mas até o fechamento desta edição ela não se pronunciou sobre o caso.

3 2

4 5

Você pode gostar

One thought on “Lixo e entulho em rua do São Caetano preocupa moradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.