Operação para eliminar focos do mosquito Aedes começa amanhã no Paraíso

articleNeste sábado, dia 13, será realizada uma operação de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na região do Grande Paraíso, a partir das 8h. O objetivo é conscientizar a população, com distribuição de panfletos e identificação de pontos críticos. A região foi escolhida por ser a que tem o maior números de notificações de dengue neste ano e contará com a ajuda da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

Já durante a semana, de 15 a 18 de fevereiro, os soldados, acompanhados dos agentes do CCZ retornam ao Grande Paraíso para fazer a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue naqueles pontos críticos identificados, entrando nas casas a fim de localizar possíveis criadouros do vetor e alertando a população.

Na semana passada, militares participaram de reunião na Secretaria Municipal de Saúde e explicaram que a Aman deflagrou em Resende esta semana a “Operação Guardião”, que tem como finalidade a inspeção e eliminação dos focos do mosquito dentro da área da academia. A Ação é uma determinação do Ministério da Defesa e a mobilização está ocorrendo em todos os setores das Forças Armadas no Brasil.

Segundo eles, a mobilização compreende quatro etapas, das quais a primeira já está ocorrendo dentro da Aman, onde estão sendo eliminados todos os prováveis focos do mosquito e a colocação de larvicida cedido pela Prefeitura.

A segunda etapa será uma grande mobilização nacional, que ocorre neste sábado, dia 13, quando dezenas de militares participarão de uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde na região do Grande Paraíso, enquanto que a terceira etapa acontece entre 15 e 18 de fevereiro.

A última etapa ainda será definida, mas ela será uma ação conjunta com a Secretaria de Educação e consistirá em palestras sobre prevenção ministrada em unidades de ensino do município. A parceria com a Aman não é novidade em Resende. Desde o início do ano passado, o Exército participa dos mutirões de combate à dengue.

ITATIAIA TAMBÉM INTENSIFICA COMBATE
Este sábado, dia 13, em Itatiaia, também será de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika Vírus. Um mutirão formado por funcionários da Vigilância Ambiental, com o apoio da Secretaria de Obras, percorrerá tanto nas casas como em terrenos baldios e logradouros públicos do bairro Vila Flórida. O trabalho acontece das 8 às 17h e, segundo o coordenador de Vigilância Ambiental , Ricardo Grijó, a finalidade é a eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, identificando e retirando os materiais que possam servir de criadouro para ele.

Equipes do efetivo do Hospital Militar (antigo CRI) vão orientar a população, entregando folhetos nos bairros Campo Alegre, Jardim Itatiaia, Nova Conquista e Vila Pinheiro. “Durante todo o dia as equipes estarão visitando as casas e orientando os moradores sobre a forma correta de eliminar os focos do mosquito, por conta disso pedimos a colaboração de todos durante essa ação e também de forma permanente”, disse Grijó.

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR/PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.