Após vazamento de resíduos no Paraíba do Sul, amostras de água vão para análise

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) acompanhou neste sábado, dia 6, o trabalho de recuperação em uma lagoa de mineração de areia que se rompeu na sexta-feira, dia 5, em Jacareí, lançando resíduos de mineração de areia no Rio Paraíba do Sul. Amostras de água foram enviadas a um laboratório de Taubaté para análise, mas ainda não há previsão para divulgação do resultado.

O lançamento de rejeitos ocorreu na manhã dessa sexta-feira, quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próximo ao rio, em Jacareí (SP). A empresa depositava, irregularmente, os rejeitos da extração na cava da Meia Lua 1 – uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas e em processo de renovação de licença. O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa, o que resultou no rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba – o manancial abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo a Cetesb, até o momento, não foi possível estimar a quantidade de resíduo vazada. O lançamento, no entanto, provocou a alteração da qualidade das águas do Paraíba do Sul, constatada visualmente, além da alteração dos parâmetros de turbidez. Por enquanto, a mortandade de peixes ainda não foi constatada.

A fiscalização dos portos de areia da região cabe à Cetesb que determinou à Rolando Comércio de Areia a recuperação da área para conter o vazamento dos rejeitos no Rio Paraíba. A expectativa é que o rio seja contido até o início da tarde. Não houve feridos no local. Por já ter sido multada por descumprir a legislação municipal, desta vez, a multa para a empresa responsável pelo funcionamento da mineradora foi dobrada: R$ 11.760. A penalização por despejar rejeitos na cava da mineradora paralisada deve ser fixada pela Companhia Ambiental na quarta-feira, dia 10.

Fonte: Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.