Operação da PF combate fraudes em contratos envolvendo a Agevap

A Polícia Federal divulgou que sua delegacia de Volta Redonda está cumprindo mandados de prisão em Resende e outros municípios para apurar fraudes em licitações e corrupção ativa entre a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e empresas que atuam no setor de gestão de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A operação, deflagrada na manhã desta quinta-feira, dia 4, foi batizada de Águas Turvas.

Segundo a PF, 50 policiais federais estão cumprindo 13 (treze) mandados de busca e apreensão nos municípios do Rio de Janeiro, Resende/RJ, São José dos Campos/SP, Taubaté/SP e Vitória/ES.

Os recursos financeiros utilizados nas compras e contratações de serviços pela Agevap através das licitações suspeitas são, em sua maioria, oriundos da autarquia federal ANA (Agência Nacional de Águas). As empresas investigadas são sediadas no Vale do Paraíba Paulista mas também atuam na região Sul Fluminense.

Entre as irregularidades identificadas pela PF na condução de processos licitatórios estão falta de publicidade dos atos e o pagamento realizado antes da entrega efetiva dos produtos contratados e sem a conferência dos mesmos. Verificou-se também que existiam licitações nas quais concorriam sempre duas únicas empresas, sendo que uma delas invariavelmente saia vencedora. As investigações apontaram que muitos profissionais de uma dessas empresas também compunham os quadros funcionais da outra empresa tida como concorrente, indicando que atuariam de comum acordo para burlar os procedimentos licitatórios.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.