Três dias de folia no Surubi mesmo com dificuldades

carnaval2No próximo final de semana, o bairro Surubi terá três dias de festa durante o carnaval, com um Baile de Máscaras (dia 5), o Grau Folia (dia 6) e um Carnaforró (dia 7). Os eventos acontecerão em um bar próximo ao campo de futebol do bairro, e estão sendo organizados por um resendense que voltou a terra natal há sete meses, depois de morar por oito anos em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O problema é que o promoter do bar, Alexandre Valter, o Alê Silva, terá de realizá-la sem conseguir o acesso ao fechamento da rua onde fica o bar.

carnaval3Ele teve a ideia de fazer as três festas no período pré-carnaval, mas a falta de apoio do poder público o fez mudar de planos. “A ideia de fazer o pré-carnaval surgiu no momento que os eventos realizado no bar começou a dar certo. E devido ao bairro do Surubi ser muito carente. Meu projeto era muito maior do que isso. Queria fazer carnaval de rua mesmo pra galera se divertir, um carnaval família. Mais infelizmente tive um percalço no caminho, pois a prefeitura não tinha como nos ajudar com o som, banheiros químicos ou com brinquedos pra crianças e não pode liberar o fechamento da rua”, lamenta.

carnaval4Dessa forma, Alê optou por realizar o carnaval no bar, seguindo a risca todos os trâmites necessários. “A gente não vai deixar de realizar o carnaval. Uma pessoa nos orientou em relação ao som, que pela lei terá de ser desligado a partir das 22 horas, mas a ideia é conversar com a vizinhança para podermos estender as festas até meia-noite. Vamos procurar agir nos trâmites da lei”.

Sem o apoio da Prefeitura de Resende, o promoter revela que as três festas contam com o patrocínio de uma das parceiras, uma distribuidora e fabricante de bebidas. “Uma de nossas parcerias nos tem cedido uma van com som, no mais todo o resto do investimento tem sido do próprio bar”, acrescenta.

Mas os planos do promoter não param por aí. Ele pretende ainda este ano fundar um bloco carnavalesco. “Estou correndo atrás dos instrumentos, alguém que possa fazer essa doação. Talvez essa matéria (do jornal BEIRA-RIO) seja positiva nesse sentido, pois o Surubi é um bairro muito carente e meu projeto e realmente é voltado pra comunidade (bateria, passista, teatro, artesanato, etc.)”, adianta.

MISTURA COM O SERTANEJO
Em um dos bailes que serão realizados no bar, o público poderá ouvir além dos tradicionais ritmos carnavalescos, a música sertaneja que vem fazendo sucesso no país afora. E a inspiração vem da região onde Alê morou anteriormente.

– Hoje, até mesmo no carnaval do Rio de Janeiro já existe esta mistura, como é o caso da Imperatriz, que vem com o enredo de Zezé di Camargo e Luciano, e a Leão de Nova Iguaçu (onde trabalhou como diretor da ala de passistas quando morava no município) que vem com o enredo “Pás de dance, hoje tem festa no arraiá” (a escola subiu ano passado para a Série B do carnaval carioca). E outra: o sertanejo esta em alta e é o hit que mais vende no Brasil. E essa mistura e bem excêntrica.

E falando de Nova Iguaçu, ele lamenta a suspensão do carnaval na cidade, algo que vem se repetindo em todo o país com a crise econômica. “É uma perda muito grande para a cidade de nova Iguaçu, pois o carnaval estava numa crescente muito rápido já querendo ser comparado com o carnaval do Rio das séries B, C e E. E outra pegaram os dirigentes das escolas todos de calças arriadas pois já haviam iniciados os trabalhos para o carnaval 2016”, completa.

A festa no bar começa dia 5 (Sexta-feira de Carnaval), com um Baile de Máscaras, a partir das 18 horas; dia 6 (Sábado de Carnaval) acontece o Grau Folia, também no mesmo horário, e dia 7 (Domingo de Carnaval) o Carnaforró, a partir das 10 horas. A entrada é franca (pagando-se apenas o que for consumido).

PREFEITURA SE PRONUNCIA
Em nota, a Prefeitura de Resende informou que em relação à solicitação de fechamento de rua, “existe uma série de fatores a serem considerados, visto que a autorização não depende somente da Prefeitura”.

Ainda de acordo com a nota, “ao se dirigir à Prefeitura, o solicitante deve estar ciente de que para realizar um evento privado em via pública ele precisa solicitar e conseguir em tempo hábil a autorização do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Dependendo da quantidade de pessoas previstas para o evento, deve ainda garantir que pode oferecer socorro médico (ambulância) e banheiros químicos”.

Ainda segundo a prefeitura, “esse tipo de processo passa pela Superintendência de Transporte e Trânsito, pela Superintendência de Eventos e Integração e, dependendo do caso, pela Fiscalização de Posturas. Quanto à antecedência necessária para fazer a solicitação, é necessário considerar que não devem ser respeitados somente os prazos da Prefeitura, mas também os dos outros órgãos competentes, uma vez que a administração municipal não pode autorizar nada que não esteja em conformidade com eles”, encerra a nota.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.