Sondagem Industrial revela piora financeira em indústrias do Sul Fluminense

Fábrica da Ibrame, com sede em Itatiaia, é uma das indústrias da região (Foto: Arquivo)
Fábrica da Ibrame, com sede em Itatiaia, é uma das indústrias da região (Foto: Arquivo)

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Firjan com empresários, revelou que a situação financeira das indústrias do Sul Fluminense é a pior em 10 anos. O índice apurado pela pesquisa Sondagem Industrial em relação ao último trimestre de 2015 ficou em 29,1. Nesse período, houve também queda na margem de lucro (25,4) e o acesso ao crédito piorou (34,6). A pontuação varia de zero a cem. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução, os cima de 50 representam melhora ou aumento. Os dados foram divulgados na sexta-feira, dia 29 de janeiro.

Os resultados revelaram um cenário desfavorável em relação a dezembro. O volume de produção (33,0) caiu, e as indústrias da região operaram com 54% de sua capacidade instalada, bem abaixo da média histórica (71%). Na prática, isso significa que só metade das máquinas foram mantidas em funcionamento. Devido a esse contexto, o número de empregados encolheu (39,2).

Os empresários se revelaram pessimistas em relação ao primeiro semestre deste ano. Eles esperam recuo na demanda por produtos industriais (38,6), queda na compra de matéria-prima (39,2) e no número de empregados (37,7). Vale ressaltar que a desvalorização do real não se refletiu em expectativa de aumento nas exportações.

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 17 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/Cirj no Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional/Sistema Firjan

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.