Novos partidos promovem ações em Resende

Dois novos partidos promoveram eventos para mostrar suas plataformas políticas ao público na manhã deste sábado, dia 23, em Resende. O Rede realizou uma reunião para se lançar oficialmente na região e divulgar a pré-candidatura a prefeito de Resende do deputado estadual Gláucio Julianelli (Rede). Já o Novo usou o “Novo na Rua” para apresentar seu núcleo municipal à população que passava pelo calçadão de Campos Elíseos.

O porta voz estadual da Rede, Luis Eduardo Soares, que é uma espécie de presidente estadual, explicou aos mais de 50 participantes do encontro que o objetiv0 da Rede é reunir pessoas que, mesmo ideologicamente diferentes, busquem uma nova política voltada para a sustentabilidade. Por isso, ele acredita importante manter uma boa reputação entre os integrantes da sigla.

– Queremos reunir pessoas de ideologias diferentes e não faremos vigilância quanto a isso, mas que tenham honradez à Saúde, Educação, respeito ao planeta. As questões ambientais não são alheias às questões sociais. O partido tem um nome puro e, no momento, esse é o bem mais importante da política nacional, então temos que ficar muito atentos para que a Rede não se converta em uma lavanderia de reputações – alertou Soares.

A coordenadora estadual de movimentos sociais do partido, Míriam Krezinger, também deu informações importantes sobre as posturas dos filiados.

– Estamos querendo fazer algo diferente, por isso precisamos ter cuidado com o uso da palavra. Não podemos ter atitudes homofóbicas, racistas, preconceituosas, isso já está no DNA da Rede. Estamos aqui para atingir a população desencantada, os que não votam, votam nulo ou branco. Queremos apresentar uma nova política em conjunto com estas pessoas e com os movimentos sociais de todos os segmentos, as pessoas precisam se conectar e não necessariamente se filiar – detalhou Krezinger.

O deputado estadual Gláucio Julianelli ressaltou as questões ambientais e o posicionamento democrático que a Rede busca em suas executivas.

– Precisamos começar a discutir o modelo o modelo que queremos de desenvolvimento econômico. Não somos o partido do Meio Ambiente, somos o partido que também se preocupa com o Meio Ambiente, além do social, porque entendemos que eles estão intimamente ligados. Todos terão oportunidade de serem ouvidos aqui e considerados nesse processo. A Rede não fará algo com uma ideologia diferente, ela já está fazendo com ações diferentes – declarou Julianelli.

O deputado é o coordenador regional do partido e, por isso, participará de seu lançamento oficial que continua na tarde deste sábado em Barra Mansa e no domingo, dia 24, em Porto Real e Itatiaia.

Já o Novo ainda não tem diretório municipal, apenas um núcleo, como explicou o líder do núcleo de Resende, Rodrigo Arbach. Por isso, eles vem promovendo diversas ações pelo município.

– Somos um núcleo, ainda não tem diretório, pois em Resende são apenas 14 filiados. É o único núcleo do partido no Sul Fluminense, porque é um partido novo e só existe em quatro cidades do interior, sendo que as outras são todas maiores, como Niteroi, Campinas e São José dos Campos. Estamos aqui para apresentar as ideias do partido e queremos lançar candidatos nas próximas eleições, mas em Resende isso ainda não está definido. Estamos promovendo o partido através de ações, como workshops, palestras e o Novo na rua – detalhou Arbach.

Embora não seja muito conhecido, o partido começou a se organizar em 2010 e já está oficializado, contando oficialmente com 181 filiados em todo o país.

– O partido foi fundado com ata e tudo direitinho em 2011, mas só foi legalizado em setembro de 2015. São 181 pessoas de 33 profissões e nenhuma delas é a de político profissional. É formado com pessoas realmente insatisfeitas com a quantidade de impostos e que resolveu trazer a política para o povo – acrescentou o responsável por eventos do núcleo de Resende, André Oliveira.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.